Pouco após os fãs do mundo da tecnologia se maravilharem com as possibilidades oferecidas pelo chip Snapdragon 805, da Qualcomm, a Huawei chega para mostrar que é capaz de concorrer no mesmo nível de sua rival. Nesta sexta-feira, a empresa apresentou oficialmente ao mundo o Kirin 920 SoC, produto octa-core que promete oferecer a conectividade LTE mais rápida do mercado.
O novo chip opera de forma semelhante à linha Exynos 5 Octa da Samsung, combinando quatro núcleos Cortex-A15 com frequências que variam entre 1,7 GHz a 2 GHz e quatro núcleos Cortex-A7 de 1,3 GHZ a 1,7 GHZ. Já o processamento gráfico fica por conta do poderoso Mali-T628, capaz de lidar com resoluções de tela de até 2560x1600 pixels — indício de que a Huawei já está se preparando para explorar o terreno QHD.
Especificações técnicas
- Processo de fabricação em 28 nanômetros
- Quatro núcleos Cortex-A15 de 1,7 GHz a 2 GHz
- Quatro núcleos Cortex-A7 de 1,3 GHz a 1,7 GHz
- GPU integrada Mali-T628
- Compatibilidade com resoluções de até 2560x1600 pixels
- Rádio multímodos LTE Cat 6
- Velocidade de conexão máxima de 300 MBps
- Coprocessador de baixo consumo I3 integrado
- Processador de áudio HIFI3
Conectividade LTE extremamente veloz
No entanto, o que torna o chip de 28 nanômetros realmente especialmente é o fato de ele integrar o rádio multímodos LTE Cat 6. Essa característica permite que os dispositivos equipados com o hardware atinjam velocidades de navegação na internet de até 300 Mbps, algo que já está sendo testado em locais como Hong Kong, Alemanha, Cingapura e Coréia do Sul.
Galeria 1
O Kirin 920 também possui um coprocessador de baixo consumo I3 e um processador de áudio HIFI3 integrados. Embora a fabricante não tenha divulgado nomes de produtos que vão adotar a novidade, ela confirmou que uma variação adaptada à arquitetura de 64 bits foi adiada para algum momento de 2015. A expectativa é a de que os primeiros smartphones equipados com o novo hardware cheguem às lojas antes do final deste ano.
Fontes
Categorias