Celular ‘colaborativo’ da ZTE tem traseira adesiva e eye-tracking criativo
Criado por internautas em concurso cultural promovido pela marca, aparelho tem recursos avançados e pode chegar ao mercado em 2017

Fonte: ZTE
Imagem de Celular ‘colaborativo’ da ZTE tem traseira adesiva e eye-tracking criativo no tecmundo
Apesar de ter pouco lançamentos por aqui, a ZTE manda bem no mercado mobile internacional – principalmente em sua terra natal, a China. Na MWC deste ano, por exemplo, tivemos a oportunidade de conferir pessoalmente alguns dos smartphones mais bacanas da fabricante. O novo projeto da empresa no setor, porém, é ainda mais ousado que aparelhos prêmios a um preço convidativo: trata-se de um celular criado de forma colaborativa junto dos consumidores e que pode chegar logo mais, cheio de recursos interessantes.
Essa espécie de brainstorm mundial promovido pela companhia chinesa começou no início de setembro e passou por uma série de etapas, sempre envolvendo a participação do público. Primeiro houve um período de algumas semanas em que, através de um concurso cultural, o material submetido pelos usuários foi coletado e selecionado pela ZTE. Depois disso, os internautas puderam votar nos projetos mais interessantes para eleger aquele que, possivelmente, seria levado adiante pela marca.
Engana-se quem acha que a competição traria apenas propostas bobas ou completamente fora da realidade. Como dá para saber disso? Bem, basta conferir que o ganhador da parada, somando mais de 36% dos votos computados, oferece uma descrição extensa e bastante detalhada do produto fictício. Aparentemente, a brincadeira deu tão cerco que a fabricante asiática já confirmou que está trabalhando no design vencedor e que espera lançá-lo no mercado em algum momento de 2017.
Recursos inovadores
No fórum oficial da ZTE, o grupo ganhador – apelidado de Team One Technology – explica de forma aprofundada os conceitos do seu brinquedinho mobile. Entre os recursos pensados por esse pessoal, está a ideia que o celular seja autocolante, podendo ser fixado facilmente em qualquer superfície plana, e monitore os olhos do usuário, utilizando essa informação para viabilizar uma série de funcionalidades exclusivas do gadget.
A função “Homem-Aranha” seria implementada graças decalques feitos com um polímero especial na traseira do dispositivo, com isso ele poderia se manter fixo em um local para dar mais conforto a suas sessões de cinema mobile, por exemplo. Essa estabilidade do aparelho é importante por conta da segunda funcionalidade especial dele, que aproveita a tecnologia de duas câmeras frontais para identificar exatamente para onde você está olhando.
Com essa dupla inusitada de funções, o smartphone consegue mostrar o conteúdo da tela apenas para quem está olhando diretamente para ele. Isso significa que possíveis bisbilhoteiros não devem conseguir ler suas mensagens no WhatsApp quando você estiver manuseando o equipamento no metrô. Outra opção de uso do sistema de eye-tracking é uma rolagem automática de uma página da web caso os sensores percebam que a leitura chegou ao fim do texto.
Colorido e poderoso
Além disso, o projeto traz uma série de imagens conceituais do produto e fala até sobre diferentes combinações de cores para a carcaça – garantindo que os consumidores tenham uma ampla gama de modelos e estilos à sua escolha. Achou pouco? Tudo bem, isso não é tudo que foi desenvolvido para o concurso, já que até as possíveis especificações do gadget foram postadas pelo time de criação amador no fórum da ZTE.
Galeria 1
Especificações Técnicas
- Tela: LCD de 5,5 polegadas
- Resolução de tela: Quad HD (2560x1440 pixels)
- Sistema operacional: Android 7.0 (Nougat)
- Processador: Qualcomm Snapdragon 823
- GPU: Adreno 320
- Memória RAM: 4 a 6 GB
- Armazenamento interno: 64 ou 128 GB
- Armazenamento externo: cartões micro SD de até 64 GB
- Câmera traseira: 16 MP (com abertura f/1.8)
- Câmera frontal: duas câmeras de 8 MP
- Recursos exclusivos: leitor de digitais, rastreamento do olhar e certificado IP68
- Bateria: 3.500 a 4.000 mAh
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Futuramente a ZTE ainda vai realizar outras pesquisas junto aos internautas para decidir, entre outras coisas, o nome do aparelho. E aí, acha que um celular como esse faria sucesso no mercado? Quais serão as mudanças que o brinquedinho deve sofrer antes de finalmente chegar às mãos do público? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.