Gangnam Style se provou demais para o contador do YouTube [vídeo]
Maneira como o serviço da Google estava configurado impedia a contabilização exata do número de visualizações do clipe
Grande sucesso de 2012 — e até hoje presença obrigatória em praticamente qualquer formatura ou casamento —, Gangnam Style, do artista PSY, voltou a chamar atenção esta semana por um fato curioso. O vídeo, que já ultrapassou os 2 bilhões de visualizações, conseguiu quebrar o contador do YouTube, que deixou de exibir corretamente o número de vezes que o clipe foi reproduzido.
Segundo a Google, o problema resultou do fato de que seu serviço estava configurado para não trabalhar com um número de visualizações que superasse um número inteiro de 32 bits — 2.147.483.647 reproduções. A empresa já corrigiu a situação e passou a adotar um número inteiro de 64 bits como base para a quantidade máxima de vezes que espera que um conteúdo seja visto.
PSY se tornou um símbolo de como o YouTube, aliado a canais de mídia social, podem ajudar conteúdos a se tornar um sucesso massivo na internet. Embora a quantidade de visualizações do clipe musical até o momento seja parte de um caso único, não é difícil de imaginar que outras produções possam obter o mesmo desempenho no futuro — então é bom que a Google continue atenta e atualizando seus servidores para evitar novos problemas.

Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.