Dez segundos. Enquanto você lê o primeiro parágrafo deste texto pelo menos cem novos vídeos foram adicionados nesse exato momento no YouTube. Os números impressionam e não é para menos. Lançado em 2005, o YouTube se tornou em pouco tempo sinônimo de vídeo na internet e hoje é um dos três maiores sites do planeta.
Hoje é praticamente impossível encontrar um site que não tenha ao menos um vídeo vinculado em uma de suas páginas. Assim como o Google, basta digitar um termo qualquer no campo de busca para se surpreender com um vídeo relacionado ao assunto. E conteúdo é o que não falta.
Você viu?
A ideia de criar um site de compartilhamento de vídeos surgiu quando os amigos Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim tentaram compartilhar entre si um vídeo qualquer. Simplesmente não havia uma ferramenta que pudesse fazer isso de maneira rápida, prática e segura.
Assim, o trio que trabalhava no PayPal iniciou suas pesquisas e decidiu colocar no ar um serviço que pudesse atender a essa demanda. O domínio foi registrado no dia 14 de fevereiro de 2005, Dia dos namorados nos Estados Unidos. Dois meses depois, em 23 de abril, ia ao ar o primeiro vídeo do YouTube, intitulado “Me at Zoo”.
No ar em versão Beta, o site teve o lançamento oficial em dezembro do mesmo ano e foi sucesso imediato. Para se ter uma ideia, na data do lançamento o YouTube já tinha uma média de 8 milhões de vídeos visualizados por dia. Em 2006 o site passou de projeto independente para as mãos da gigante Google. O serviço foi vendido por US$ 1,65 bilhões, valor equivalente ao de cinco aviões Airbus A380.
O YouTube hoje
O YouTube se transformou em um dos maiores sites do planeta. É hoje o terceiro com maior número de acessos, perdendo apenas para o buscador Google e a rede social Facebook. Boa parte dessa base de usuários está nos Estados Unidos, que correspondem a 70% dos cadastrados.
Com dois bilhões de visualizações por dia, o YouTube tem uma audiência maior do que as três maiores emissoras de TV dos EUA juntas. Seus vídeos correspondem a 10% do tráfego da internet e Se nenhum novo vídeo fosse adicionado, uma pessoa precisaria de mil anos para ver todo o conteúdo disponível no site.
Se o YouTube fosse Hollywood, teria material suficiente para lançar 60 mil novos filmes por semana. A categoria mais popular no site é “música”. Sozinha ela responde por 20% do conteúdo. Com 288 milhões de visualizações é a marca alcançada pelo vídeo Bad Romance, da cantora Lady Gaga. Ele é, até então, o mais visualizado da história do site. Os vídeos da cantora estão próximos de atingi a marca de um bilhão de visualizações.
O canal NigaHiga é o que tem o maior número de assinantes no YouTube. Nada menos do que 2.159.651 usuários estão inscritos. Segundo informações do Website Monitoring, novecentos segundos é o tempo que cada usuário gasta em média por dia no YouTube.
Você conhecia todas essas curiosidades do YouTube? Qual é a importância do site no se dia a dia? Participe deixando o seu comentário no espaço abaixo.
Categorias