A Google começou a vincular os comentários dos vídeos no YouTube às contas cadastradas no Google Plus. A medida, segundo a empresa, vem para melhorar a qualidade das colaborações nos vídeos e, de quebra, combater comentários racistas e/ou maldosos.
Assim, a partir de agora, quando alguém enviar um arquivo ou uma opinião qualquer, o site começará a perguntar se deve mostrar o nome completo da pessoa, e não somente o apelido que dava nome ao cadastro no YouTube. Aparentemente, o processo deverá ser feito por todos.
Dessa forma, quando você tentar comentar, uma nova janela deve surgir em sua tela. Nela, a Google pergunta se você deseja realizar a alteração.
Caso você não concorde com a mudança, um novo popup aparece, dessa vez pedindo para que você justifique a sua negativa.
Em contrapartida, se você aceitar a alteração, o YouTube traz uma janela oferecendo a oportunidade de você rever o conteúdo que já publicou anteriormente. Ou seja, se quiser apagar algo que vá constrangê-lo, será possível fazer isso.
Em qualquer uma das opções, a Google permite que você mude de ideia: basta ir até o painel de controle de privacidade e realizar as devidas alterações.
A nós, resta torcer para que a medida surta o efeito desejado, aumentando a qualidade das discussões no site e, melhor ainda, ajudando a combater comentários racistas e discriminatórios que, infelizmente, vem aparecendo com frequência em diversos vídeos postados no site.