A seguinte situação provavelmente já aconteceu com você: ao assistir um vídeo do Tecmundo no YouTube, é possível notar que ele já recebeu mais de mil “gostei”, embora o número de visualizações não passe de 301. Mais do que um bug ou fruto de uma suposta trapaça, esse número é resultado do sistema de proteção desenvolvido pela Google para o seu site de vídeos.
Em uma entrevista concedida a Brady Haran (também conhecido como Numberphile), Ted Hamilton, do YouTube Analytics, explicou como o sistema funciona. Segundo ele, o bloqueio do número de visualizações em 301 tem o objetivo de impedir que farsantes abusem do sistema do serviço que oferece pagamentos em dinheiro para os produtores de conteúdos mais populares.
Hamilton explica que, assim que um vídeo é visto mais de 300 vezes, ocorre uma paralisação automática no número de contagens — somente após a empresa realizar uma análise dos dados coletados é que a quantidade de visualizações volta a crescer normalmente. A intenção da Google é evitar que pessoas sejam trapaceadas por links enganosos ou descrições e fotografias que não correspondam ao conteúdo disponibilizado no site.
Assim, não é preciso mais estranhar se, ao assistir uma produção popular, você notar que o número de pessoas que a assistiram não corresponde à quantidade de “gostei” ou “não gostei” que ela recebeu. Caso não haja nenhuma espécie de fraude no processo, é mera questão de tempo para que o número real seja liberado pelo sistema de verificação do serviço.
E quando o número para em 302, ou 310?
Embora 301 seja o número-padrão exibido pelo YouTube, há ocasiões em que esse valor chega a 302, 303 ou até mesmo 310. Isso acontece quando o número de visualizações do vídeo está muito próximo do limite imposto pela empresa, e acontecem vários acessos simultâneos a ele. Por exemplo: uma produção que tenha 299 que esteja sendo vista oito vezes no mesmo instante vai ficar com a contagem paralisada em 307 visitas até o fim da análise de segurança.
Fonte: YouTube
Categorias