(Fonte da imagem: Reprodução/Recode)
Nos negócios, ou você copia modelos de sucesso, ou abre caminhos inovadores – e muito mais arriscados – para fazer sua empresa prosperar. O Yahoo atualmente está claramente seguindo a primeira opção, e continua seu processo de “googlificação” no comando da ex-googler Marissa Mayer.
O próximo passo pode ser a criação de um site de vídeos aos moldes do YouTube. A informação foi divulgada pelo site de notícias re/code, que cita uma fonte não identificada familiarizada com os planos da companhia.
Mais receitas para as produtoras
Para conseguir competir com o Google, o Yahoo usaria uma estratégia bem sagaz: oferecer benefícios para canais populares do YouTube, ajudando-os a gerar receita suficiente para crescer como empresas viáveis – aproveitando-se de uma falha da própria concorrente.
De acordo com a fonte do re/code, a empresa pode oferecer uma parte maior da receita de anúncios em vídeos, além de permitir que sua plataforma de anúncios seja usada para fechar acordos publicitários separados.
Investimento pesado
O Yahoo também está fechando acordos de exclusividade de exibição, como é o caso do programa Saturday Night Live, que terá seu conteúdo executado via streaming apenas no site da empresa.
Parte da motivação de se tornar uma grande plataforma de vídeos, claro, tem a ver com o nível elevado de receita publicitária advinda de anúncios em vídeos. O Yahoo já havia tentado comprar o serviço de streaming de vídeo do Dailymotion por 300 milhões, mas o negócio foi barrado pelo governo francês.
Fontes
Categorias