(Fonte da imagem: Reprodução/iSource)
A plataforma de armazenamento de documentos em nuvem da Apple, o iCloud, recebeu duas adições bastante celebradas durante a WWDC 2013, além de uma atualização de correção de bugs. O anúncio veio após a divulgação de que já são mais de 300 milhões de cadastrados no serviço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A primeira novidade é o iCloud Keychain, um serviço criptografado (ou seja, teoricamente seguro) que integra o Safari ao novo Mac OS X Mavericks. Ele é o responsável por armazenar informações como senhas em geral e dados do cartão de crédito e sincronizá-las em seus aparelhos Apple.
Ele ainda deve sugerir senhas mais seguras para você e, no caso das compras online, pedir que o código de segurança seja digitado novamente, impedindo fraudes.
Muito trabalho pela frente
O iWork para iCloud também foi anunciado – e é, basicamente, uma versão online dos aplicativos de criação e edição de documentos Keynote, Numbers e Pages. Também otimizado para o Safari, porém não exclusivo, o serviço abre slides, textos e planilhas até de aplicativos que não estejam instalados, como do pacote Microsoft Office.
(Fonte da imagem: Reprodução/iSource)
O próprio ato de abrir um arquivo é bastante simplificado: você pode arrastar e soltar documentos da tela para o navegador e editá-los em tempo real.
Embora os desenvolvedores possam experimentar o serviço desde já, a versão do iWork para iCloud deve ser disponibilizada apenas no final de 2013.
Fontes