O Word, sem dúvida, é um dos editores de texto mais utilizados hoje em dia e, mesmo com a grande quantidade de alternativas a ele, o programa da Microsoft continua líder na categoria. A cada edição, o editor de textos apresenta mais funções e aparência mais moderna, porém muitas pessoas não usam nem a metade das opções de ferramentas que o aplicativo oferece.
A possibilidade de trabalhar não só com texto, mas também números, imagens e tabelas fazem do Word um programa praticamente indispensável. Para que você possa usufruir com mais rapidez e agilidade as ferramentas que o Word oferece, hoje vamos ensinar como inserir tabelas utilizando o teclado.
É mágica?
Para você poupar tempo, tudo o que você precisa fazer - ou digitar - para inserir uma tabela são os caracteres “+” e “-“ (mais e menos) e apertar “Enter”.
A lógica disso funciona assim: o caractere “mais” indica uma quebra de coluna e o “menos” a largura da mesma. Veja este exemplo:
Construímos uma tabela com 11 colunas utilizando 12 símbolos de “mais” e com larguras variadas. É possível perceber que a coluna do meio é mais larga, pois utilizamos 10 símbolos “menos” enquanto nas outras utilizamos 5 “menos”.
Veja o que acontece quando você aperta o “Enter”.
Para inserir mais linhas use a tecla “TAB”. Com apenas estas duas teclas, é possível criar tabelas rapidamente e do tamanho que você desejar sem precisar usar o mouse. Como dito anteriormente, deixar o mouse de lado pode ajudar poupar tempo, pois não é mais necessário procurar cada ferramenta para clicar sobre ela. Por isso estas teclas, assim como várias outras, são chamadas de “Atalhos”, porque encurtam caminhos e poupam tempo.