Dicas para Word: aprenda a deixar a extensão DOC como padrão.

1 min de leitura
Imagem de: Dicas para Word: aprenda a deixar a extensão DOC como padrão.

Usuários que utilizam o Microsoft Word 2007, principalmente os que migraram de uma versão anterior para esta, devem ter notado um pequeno detalhe ao salvar um arquivo: a presença de um “x” no final da extensão do arquivo. Em todas as versões anteriores, documentos do Microsoft Word eram salvos em DOC. Agora, entra em cena o tal do DOCX.

O novo formato é baseado em XML, fato que traz uma série de benefícios para o usuário. Um deles é a compactação automática do arquivo no momento em que é salvo utilizando a tecnologia ZIP, fazendo com que os arquivos sejam até 75% menores que os no formato antecessor. Além disso, são mais seguros, uma vez que arquivos com o “x”, como DOCX, XLSX (do Excel) e PPTX (do PowerPoint), não podem conter macros VBA (Visual Basic for Applications), nem controles ActiveX.

O problema surge na tentativa de abrir esses arquivos DOCX em versões anteriores do Microsoft Word. Ação que simplesmente não ocorre, devido a incapacidade dessas versões trabalharem com o novo formato. Isso tem sido dor de cabeça para uma boa parcela de pessoas, já que nem todos migraram para a versão 2007. E como o esta versão do aplicativo salva, por padrão, os documentos em DOCX, o problema da incompatibilidade de formatos costuma se apresentar nos momentos mais inoportunos.

Então, aqui vai uma dica rápida para o Microsoft Office 2007 sempre salvar seus documentos em DOC e evitar eventuais incômodos. Basta seguir os passos abaixo que não tem erro!

1. Com o Microsoft Word aberto, clique sobre o botão do Office (1), em seguida em Opções do Word (2), na parte inferior da janela.

Um atitude simples que lhe poupará de eventuais incômodos com o formato de documentos.

2. Na nova janela, clique sobre a opção Salvar no menu à esquerda e, em seguida, selecione Documento do Word 97 – 2003 (*.doc) na caixa Salvar arquivos neste formato. Selecionado o novo formato, agora é só clicar em OK na parte inferior dessa tela.

Apenas dois passos e problema resolvido!

O mesmo pode ser feito para nos aplicativos Excel e PowerPoint do Microsoft Office 2007. Confira também alguns aplicativos que permitem a integração entre os diferentes formatos e versões do Microsoft Office:
($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)40324,36323,43844,49851,49730,44770($/CODInsereProgs$)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.