O Office vem sendo aprimorado, pois desde 1992 quando foi lançada a primeira versão do pacote de aplicativos até hoje, as mudanças foram enormes. Para quem não sabe, o pacote Office é composto por aplicativos tidos como básicos em qualquer máquina. Atualmente estes programas fazem parte do Windows e contemplam versões do Word, Excel, PowerPoint e Outlook e, em alguns casos, o pacote pode contemplar o Publisher e o Picture Manager.
Como os aplicativos do Office a cada versão agregam mais opções e ferramentas, é teoricamente impossível conhecer todas as artimanhas de cada programa. Desta forma, hoje vamos ensinar a usar uma ferramenta muito importante, independentemente do uso que você faz do pacote Office (para fins profissionais, acadêmicos ou lazer).
Salvar é preciso
A ferramenta citada acima é a AutoRecuperação de documentos. Quem nunca passou pela infeliz situação de estar quase no fim de um trabalho super importante e, faltando poucas linhas, o computador trava ou a energia acaba? Com certeza, se isso não aconteceu com você, provavelmente você conhece alguém que passou por uma situação assim.
A AutoRecuperação serve para evitar situações dramáticas como esta. Ela salva o seu trabalho em intervalos de tempo pré-determinados e, caso algo aconteça, assim que você ligar o computador novamente seu trabalho estará disponível. O problema é que o Word, Excel ou PowerPoint tem como padrão salvar o arquivo a cada dez minutos.
Se você pensar em tudo o que pode fazer em dez minutos é possível deduzir que é muito tempo. Portanto, você pode configurar o aplicativo Office para salvar em um intervalo de tempo menor, por exemplo, a cada dois minutos. Confira no vídeo abaixo os passos para alterar a configuração padrão do Office. Vale lembrar que a versão usada neste tutorial é a do Office 2007.
No vídeo
Com imagens
Se você não conseguiu acompanhar através do vídeo, confira o tutorial abaixo.
Em primeiro lugar, abra o programa que deseja usar. Pode ser o Word, Excel ou PowerPoint. Em seguida, vá até o botão do Office localizado do lado superior esquerdo e clique em “Opções do Word”, por exemplo, ou do Excel caso esteja usando este aplicativo.
Assim que a janela de opções abrir, se dirija ao menu “Salvar” conforme a figura a seguir.
Salve e seja feliz!
No item “Salvar informações de AutoRecuperação a cada X minutos” é o local onde você determina o intervalo de tempo entre cada AutoRecuperação. Pronto! Agora você pode trabalhar mais tranquilo, já que os riscos de perder seu trabalho diminuíram substancialmente.
Porém, aí vai uma dica: é sempre recomendado salvar seus arquivos periodicamente, desta forma você não precisa apelar para nenhuma outra técnica.