Quando iniciamos o computador, a primeira tela exibida é a Área de Trabalho. Isso a torna perfeita para a exibição de recados, termos de serviço do sistema ou uma lista de tarefas, pois todos os usuários vão acabar lendo aquilo. Porém, esse processo quase sempre se dá de maneira pouco elegante, normalmente com a exibição de um papel de parede mal editado.
Para tornar a tarefa de anotar recados mais prática, é possível utilizar os recursos do Active Desktop do Windows. O objetivo desta ferramenta é exibir páginas da web geradas pelo Internet Explorer, mas também é possível mostrar páginas em HTML salvas em seu computador. Como nem todos sabem usar essa linguagem de programação, vamos utilizar um exemplo simples, que pode servir de base para qualquer usuário.
Colocando recados na Área de Trabalho
1. O primeiro passo é abrir um editor de textos qualquer, como o Bloco de Notas.
2. Para criar uma lista simples, siga o exemplo do código abaixo:
Para quem não entende nada de HTML, algumas explicações. O texto escrito entre as tags
e
servirá como título de sua lista de tarefas. Já odepois de cada item indica uma quebra de linha. É preciso utilizar este código toda vez que desejar iniciar uma linha nova, pois o HTML não interpreta apertar a tecla “Enter” como o início de um novo parágrafo.
3. Após fazer sua lista, salve o arquivo de texto com o nome desejado, seguido da extensão “.html”, como na figura abaixo. É importante seguir esse passo à risca, caso contrário o arquivo será gravado como um documento de texto comum, e não poderá ser utilizado no Active Desktop.
4. Abra as propriedades de vídeo do sistema. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da Área de Trabalho e escolha a opção Propriedades. Selecione a aba “Área de Trabalho” e clique no botão “Personalizar Área de Trabalho”.
5. Na janela que abrir, selecione a aba “Web” e clique na opção “Nova”.
6. Na próxima tela, selecione a opção “Procurar” e adicione o arquivo HTML que você criou utilizando o editor de texto.
7. Basta confirmar as seleções feitas, clicando no botão “OK” de todas as janelas abertas para que a lista criada seja exibida na Área de Trabalho. O resultado será exibido de forma semelhante à figura abaixo
Você pode mover a lista criada para qualquer canto da Área de Trabalho, facilitando a visualização. Também é possível exibir o conteúdo em tela cheia, ocupando metade da tela ou encerrar a exibição, clicando na opção localizada à direita.
Outra maneira de adicionar listas de tarefas e recados à sua Área de Trabalho é utilizar programas que realizam a função de agendas online. Dessa forma, é possível guardar recados e anotar compromissos importantes sem a necessidade de criar códigos HTML manualmente. Para sua conveniência, o Baixaki dispõe de uma seleção dos melhores programas desse tipo. É só clicar aqui para acessá-la.
Categorias