(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)
A Windows Store é conhecida como uma das formas mais práticas de se adquirir novos aplicativos para os novos sistemas do Windows 8. No entanto, se você utiliza o serviço com frequência, já deve ter percebido que travamentos e problemas em geral são comuns.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Aqui, reunimos uma lista dos problemas mais frequentes na loja do Windows e as soluções para qualquer erro que possa aparecer em seu computador. Confira a lista e salve o link deste artigo para a resolução de futuros problemas.
1. Erro c101a7d1
Esse código surge quando uma licença do aplicativo desejado não está listada em seu histórico de compras ou quando uma interrupção no serviço impede o sistema de fazer a verificação de histórico.
Solução: aguarde um pouco e tente novamente. Caso o problema persista, cancele a atualização, desinstale o aplicativo e faça o download novamente.
2. Erro 805ab406
O erro acontece quando você tenta baixar qualquer app e algumas informações faltam em sua conta.
Solução: entre em sua conta da Microsoft (antigo Windows Live ID) por este link e confirme os dados principais, como data de nascimento e país ou região residencial. Em seguida, clique em salvar. Caso o sistema não permita que você dê continuidade ao processo por problemas na senha, troque seu código por uma sequência mais segura. Se o serviço solicitar informações adicionais, também inclua qualquer dado necessário para continuar.
3. Erro 805a0193
Esse erro diz respeito à interrupção temporária do serviço. Esse código também pode aparecer caso a sua conexão via WiFi não esteja funcionando corretamente. Outros códigos que estão relacionados ao mesmo problema são: C101abb9, 805a0194 e 805a01f7.
Solução: tente conectar-se a outra rede WiFi ou verifique se a sua conexão com a internet está funcionando corretamente. Caso este não seja o problema, aguarde alguns minutos e tente novamente.
4. Erro c101a006 ou “Erro interno do servidor”
Esse código pode aparecer caso aconteça alguma interrupção no serviço ou quando você tenta baixar um app e seu cadastro não está completo ou você não aceitou os termos de serviço.
Solução: caso o serviço tenha sido interrompido, aguarde alguns minutos e tente novamente. Você também pode tentar atualizar seu perfil entrando em sua conta e clicando em “Editar informações pessoais”. Verifique todos os dados e confirme. Caso nada disso funcione, entre no Xbox LIVE e aceite os termos do serviço.
5. Erro 8000ffff ou “Falha ao concluir a solicitação. Tente novamente mais tarde”
Esse problema pode estar relacionado à remoção do aplicativo da loja, fazendo com que ele não esteja mais disponível para download e instalação. Isso também pode ocorrer quando um app baixado ou pré-instalado não pode ser restaurado na loja.
Solução: cancele o download e tente novamente. Caso isso não resolva, confira se o app não foi deletado da loja. Se este for o problema, só resta aguardar por novidades do desenvolvedor.
6. “Um problema ocorreu e a Windows Store não está mais funcionando”
Se você já viu algum alerta como este, significa que o sistema não está mais respondendo, portanto é preciso tomar algumas medidas.
Solução: reinicie o sistema conforme a sugestão do Windows. Caso isso não seja o bastante, é necessário atualizar o Windows para a sua versão 8.1.
7. Erro d0000011
Aparentemente, esse erro é exclusivo do Windows Phone e acontece quando um registro de aparelho foi removido manualmente. Ele também aparece com o código D0000011.
Solução: faça o backup do aparelho, force a reinicialização do sistema, conclua a configuração do telefone e restaure o gadget.