(Fonte da imagem: Android Authority)
A Microsoft sofreu sua primeira derrota no desafio que tenta provar que o Windows Phone é mais rápido que os outros sistemas operacionais móveis. Pior: a empresa não soube levar na esportiva ao não reconhecer a vitória do desafiante, segundo o site de notícias The Verge.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sahas Katta, um fã confesso do Windows Phone, foi até uma Microsoft Store com um Galaxy Nexus equipado com Android 4.0 para enfrentar o sistema operacional da gigante de Redmond. Para a surpresa dos funcionários, o Nexus obteve desempenho melhor, com a tarefa de mostrar o tempo para duas cidades diferentes. Detalhe: os testes são fortemente orientados em favor dos serviços da Microsoft.
O desafio
O objetivo era ser mais rápido ao exibir a previsão de tempo de duas cidades. O Windows Phone usado no desafio já tinha um aplicativo de tempo de duas localidades fixadas na tela inicial, com sua característica interface Metro.
Katta obteve na Google Play dois widgets de tempo similares para sua tela inicial do Android e, mais importante, desativou a tela de bloqueio, permitindo mostrar as informações de clima ao apertar o botão de liga/desliga do aparelho. Ou seja, o Nexus exibia os dados com mais agilidade.
A derrota
Espantados com a rapidez, os funcionários da Microsoft não queriam reconhecer a vitória de Katta e usaram como desculpa o fato de que ele precisava mostrar o clima de duas cidades diferentes em dois estados diferentes para se qualificar como vencedor.
Segundo o site The Verge, os fatos da vitória do Android sobre o Windows Phone são sólidos, já que o Android realmente tem uma opção nativa para desativar a tela de bloqueio e basta baixar um widget do tempo da Google Play para recriar o que ele fez.
Reação da Microsoft
A Microsoft foi duramente criticada pela mídia especializada devido à maneira que reagiu à derrota. Diante da avalanche de críticas negativas, a empresa agiu rapidamente e ofereceu a Katta um notebook e um Windows Phone, além de um pedido de desculpas.
Antes, Ben Rudolph, o homem da Microsoft que está desempenhando um papel fundamental para impulsionar a campanha de marketing da empresa, pediu desculpas a Katta pelo aborrecimento e solicitou uma revanche em um desafio aleatório. Katta aceitou, prometendo derrotar o Windows Phone mais uma vez.