Aos poucos, o Windows Phone começa a se tornar uma realidade no exterior. No Brasil, ainda são raros os modelos disponíveis com o SO mobile da Microsoft, mas em países como os Estados Unidos, os primeiros smartphones que exibem a interface Metro deixaram uma boa impressão no público.
Durante a CES 2012, realizada em Las Vegas no início deste mês, a equipe do Tecmundo conferiu de perto o visual do Windows Phone, mais especificamente nos aparelhos Nokia Lumia 800 e 900, e gostou do que viu. Com uma interface animada, intuitiva e elegante, o Windows Phone causou um impacto positivo.
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Há razões para acreditar que o Windows Phone é um concorrente de peso para o Android e iOS? Ao que tudo indica, sim. É bem verdade que pode demorar um pouco para que a fatia de mercado da Microsoft seja significativa, mas motivos não faltam para que, muito em breve, um aparelho com o SO mobile da empresa de Bill Gates esteja na sua lista de desejos de consumo.
Interface atraente
(Fonte da imagem: Nokia)
Um dos primeiros aspectos que chamam a atenção de quem manuseia o Windows Phone é o visual do sistema operacional. Graças à interface Metro, que será aplicada no Windows 8, aplicativos e telas iniciais ganham um estilo bastante intuitivo, animado e colorido.
A transição entre menus é suave e elegante, graças às janelas de exibição que permitem a visualização de mais de um item ao mesmo tempo. Em termos de recursos, ele ainda deixa a desejar em relação ao iOS e o Android, mas o prenúncio de um sistema eficiente e que pode ser capaz de competir de igual para igual com os demais é um alento para os fãs da Microsoft.
Integração com o Windows 8
Sem uma base de clientes muito forte em smartphones, a maior aposta da Microsoft é sem dúvida a integração do SO com o novo Windows 8. Líder absoluta no mercado de sistemas operacionais, a companhia aposta que os consumidores darão prioridade na escolha de um aparelho que seja capaz de fazer tudo o que o computador que elas possuem em casa faz.
Assim, a empresa espera criar um diferencial atrativo, tanto para os novos compradores de smartphones quanto para aqueles que planejam adquirir o seu primeiro tablet. Para os gamers, o chamariz maior será a possibilidade de acessar a LIVE a partir de qualquer dispositivo portátil.
Nem fechado demais, nem muito aberto
(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)
Se o sistema operacional da Apple peca por ser completamente fechado, tornando difícil até mesmo a vida de desenvolvedores de apps, o Android, por outro lado, peca pelo fato de ser aberto demais, fazendo com que não exista uma padronização e tenhamos um verdadeiro Frankstein em se tratando de apps de desenvolvedores menos conhecidos.
Por incrível que pareça, a Microsoft pode se beneficiar ao adotar uma estratégia mais equilibrada, de modo similar ao que acontece com o Windows. Nem tão fechado a ponto de ser impossível para pessoas de fora “rootear” o aparelho e nem tão aberto a ponto de não haver padronização entre os aplicativos.
Parceria com a Nokia
Não basta ter um sistema operacional eficiente, é preciso ter um hardware compatível e potente. Para garantir que os consumidores não vão se decepcionar com o aparelho, a Microsoft foi buscar na finlandesa Nokia a certeza de que a parte física do smartphone será uma das melhores possíveis.
Além da exclusividade no uso dos smartphones da marca, a empresa pretende expandir as licenças para outras companhias que desejem adotar o SO mobile, mas tudo dependerá do sucesso dos primeiros modelos.
Variedade de aplicativos
Ainda não há como comparar a quantidade de aplicativos do Android e do iOS com os disponíveis para Windows Phone, mas esse panorama deve mudar em breve. Mais uma vez, a aposta maior da companhia é a integração do Windows 8 com o SO mobile, que permitirá que um mesmo app possa ser executado nas duas plataformas.
A ideia é que os desenvolvedores que criam aplicativos em massa para Windows possam, com facilidade, migrar todo esse conteúdo para os portáteis equipados com Windows Phone, o que por si só garantiria uma biblioteca de milhares de softwares de forma quase simultânea.
Distribuição de mercado
Distribuição massiva da Microsoft facilita acesso aos produtos. (Fonte da imagem: Microsoft / Divulgação)
De nada adianta ter um bom produto se o consumidor não tem acesso a ele com facilidade. Assim, ter canais de distribuição eficientes junto às lojas é um diferencial e tanto de mercado e, nesse quesito, a Microsoft sempre se mostrou exemplar.
Se analisarmos a recente concorrência entre Xbox 360 e PlayStation 3, por exemplo, é fácil entender por qual razão o video game da Microsoft vende muito mais no país do que o console da Sony. Enquanto o primeiro pode ser encontrado em qualquer loja, com manuais e interface em português, a Sony ainda comercializa por aqui um produto com jeito de “importado”.
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A Microsoft deve revelar novidades sobre o seu sistema operacional para smartphones no próximo mês, durante o Mobile World Congress, que acontece na cidade de Barcelona, na Espanha. Por isso, fique ligado no Tecmundo para saber todas as novidades que a empresa de Bill Gates está preparando para este ano.
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