(Fonte da imagem: Reprodução/Building Windows 8)
Uma atualização publicada na última quarta-feira (21 de março) no blog Building Windows 8 mostra que o sistema operacional está pronto para trabalhar com telas que possuem resoluções que vão além do HD. Segundo a Microsoft, o software pode se adaptar a densidades de pixels variadas, resultando em uma boa apresentação gráfica, independente do dispositivo utilizado.
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As versões anteriores do sistema operacional sofriam com problemas de escala dos pixels utilizados devido ao fato de que aplicativos para desktops não são feitos para se adaptarem automaticamente a esse tipo de variação. Com isso, os elementos mostrados na tela tendiam a diminuir de tamanho conforme a quantidade de pontos por polegada (DPI) crescia.
Para resolver isso, a Microsoft desenvolveu um sistema que permite aos desenvolvedores definirem três densidades de pixel para os programas desenvolvidos para a interface Metro. A empresa propõe três porcentagens de escala para os softwares desenvolvidos para Windows 8: 100%, 140% e 180% para tablets quad-XGA. Em comparação, o Retina Display, da Apple, usa uma escala de 200% devido à maior densidade de pixels que apresenta.
Visual idêntico em qualquer display
Para criar visuais escalonáveis, os desenvolvedores poderão usar tanto gráficos vetoriais quanto o CSS3. Isso vai permitir que os softwares apareçam de forma praticamente idêntica em qualquer tela — a resolução mínima suportada pelo sistema operacional é de 1024x768, e não há qualquer espécie de limite para a resolução máxima que pode ser empregada.
(Fonte da imagem: Reprodução/Building Windows 8)
Ao que tudo indica, a novidade não vai estar disponível para o modo desktop, o que pode significar que ela só vai ser devidamente aplicada em dispositivos que rodam somente a interface Metro. O recurso está ausente na versão Consumer Preview, só devendo fazer sua estreia quando o produto definitivo chegar às lojas, algo que deve acontecer em outubro deste ano.
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