Em um anúncio oficial em sua página de suporte, a Microsoft revelou uma lista de serviços que deixarão de ter o suporte base da empresa. Entre eles, temos itens menores como os service packs dos programas Office 2010 e Visual Studio 2012.
O que chama a atenção, porém, é que o sistema operacional favorito do público também entrou na roda – sim, o Windows 7, em todas as suas versões, vai perder suporte da empresa. Isso, de fato, já tem até data para acontecer: 13 de janeiro de 2015.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vale notar que a plataforma não é a única da empresa a estar para perder suporte da Microsoft. O Windows Server 2008, por exemplo, também está marcado para a mesma data, enquanto o Windows Phone 7.8, mesmo sendo um sistema operacional recente, terá o suporte cortado ainda mais cedo, no dia 9 de setembro de 2014.
Ainda não é o fim
Antes que você comece a se preocupar com a notícia, vale frisar que a empresa apenas está dando fim ao suporte base. Isso significa que a Microsoft apenas não vai mais aceitar pedidos de alterações de design ou adicionar novos recursos à ferramenta.
“Mas o que vai acontecer com meu Windows 7 e meu Windows Phone?”, você pergunta. A partir das datas citadas acima, os sistemas operacionais vão entrar no suporte estendido, um período de cinco anos em que as plataformas continuarão recebendo suporte como atualizações de segurança.
Então se você quiser ficar mais um pouco com o Windows 7 ou Windows Phone 7.8 enquanto espera a chegada de sucessores que pareçam mais interessantes, não se preocupe: ainda há tempo de sobra para continuar usando ambos os sistemas.
Fontes
Categorias