O Windows 7 oferece uma série de possibilidades para personalizar o sistema operacional, seja pela mudança de cores, ícones, papéis de parede ou temas prontos.
Apesar de não ser uma novidade da última versão, é possível modificar as fontes do sistema pela qual você quiser em menus, títulos de janelas e outros locais. Para isso, basta seguir alguns procedimentos na alteração da aparência.
Modificando as fontes do Windows
Para começar, clique com o botão direito na Área de trabalho e selecione "Personalizar":
Na janela "Personalização", clique no botão "Cor da Janela", localizado na parte de baixo:
Agora, clique no link "Configurações de aparência avançadas", na parte de baixo da janela:
As propriedades de "Cor e Aparência da Janela" devem aparecer. Para modificar a fonte é muito simples. Primeiro, selecione qual "Item" deve ser modificado (1) — isso pode ser feito ao clicar em regiões da imagem ao centro da tela. Depois, em "Fonte", escolha o tipo, tamanho e cor de sua preferência (2). Quando terminar, é só clicar em "Ok" ou "Aplicar".
Dependendo das opções escolhidas, as mudanças atingem outros elementos da interface. Uma fonte grande resulta em botões enormes:
Assim como, ao modificar "Menu" no "Item", você faz com que a seleção de quaisquer opções no sistema fique com a fonte de sua preferência:
Como salvar ou voltar para o modo original
É possível também salvar a configuração realizada como um tema. Assim, você acessa facilmente o novo estilo sempre que quiser. Para acessar a janela de "Personalização", pressione o botão direito na Área de trabalho e selecione "Personalizar":
Na parte "Meus Temas", clique com o botão direito sobre o "Tema Não Salvo" e selecione "Salvar Tema":
Mas, se você quiser voltar para o antigo estilo original, selecione qualquer um dos temas padrão do Windows, geralmente localizados em "Temas do Aero":
. . . . .
Gostou da dica? Você pode aproveitar ainda mais o tutorial baixando fontes novas para seu Windows. Para isso, confira o artigo "Seleção: Sites de fontes". Até logo.
Categorias