Dicas do Windows 7: como colocar o ícone "Mostrar Área de trabalho" na Barra de Tarefas

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como colocar o ícone "Mostrar Área de trabalho" na Barra de Tarefas

Uma das grandes mudanças do Windows 7 foi a Barra de tarefas, que passa a fixar os ícones dos programas mais utilizados. Com isso, o atalho que permitia mostrar a Área de trabalho e minimizar todas as janelas de uma vez só deu lugar a um pequeno botão ao lado do relógio.

Entretanto, muitos usuários não gostam da novidade, mas não têm a opção de trazer de volta o atalho. No tutorial a seguir você confere duas formas diferentes de colocar o ícone "Mostrar a Área de trabalho": fixando-o na Barra de tarefas e trazendo-o de volta à "Inicialização Rápida" de volta.

Primeira opção: trazer a "Inicialização Rápida" de volta

Com o Windows 7, a Barra de "Inicialização Rápida" simplesmente sumiu para dar lugar aos ícones que permanecem fixados. Dessa forma, o atalho "Mostrar a Área de Trabalho" também acabou indo embora.

Entretanto, há uma maneira muito simples de trazer a barra de volta e poder acessar o atalho. Para fazer isso, é só seguir o tutorial "Dicas do Windows 7: saiba como obter a velha barra de inicialização rápida no Windows 7".

Segunda opção: fixar um ícone na Barra de tarefas

É importante, antes de mais nada, liberar os arquivos, pastas e extensões ocultos apareçam. Para isso, abra o Explorer, clique em "Organizar" e selecione "Opções de pasta e pesquisa":

Na janela que se abre, deixe desmarcada a opção "Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos". Em seguida, selecione "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas". Pressione o botão "Ok" para confirmar:

Agora, clique com o botão direito na Área de trabalho e selecione "Novo" > "Documento de Texto":

Renomeie o arquivo criado para "Mostrar Área de Trabalho.EXE":

Uma janela perguntando se você deseja continuar com a alteração aparece. Pressione "Sim":

Clique com o botão direito sobre o novo arquivo e selecione "Fixar na Barra de Tarefas":

Abra o Bloco de Notas ("Iniciar" > "Acessórios" > "Bloco de Notas") e cole o seguinte código dentro:

[Shell]
Command=2
IconFile=explorer.exe,3
[Taskbar]
Command=ToggleDesktop

Clique para salvar o arquivo. Vá até a pasta "C:\Users\NOMEDESEUUSUÁRIODOWINDOWS\AppData\Roaming\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch\User Pinned\TaskBar" (1), selecione "Todos os arquivos" e salve como "Mostrar Área de Trabalho.SCF" (2):

Clique com o botão direito sobre o ícone que foi fixado na Barra de tarefas. Depois, pressione novamente com o botão direito sobre "Mostrar Área de Trabalho" e selecione "Propriedades":

Em "Destino" (1), você deve colocar o caminho "C:\Users\NOMEDESEUUSUÁRIODOWINDOWS\AppData\Roaming\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch\User Pinned\TaskBar\Mostrar Área de Trabalho.SCF".

Depois, clique em "Alterar Ícone" (2) e escolha algo de sua preferência para o atalho:

Pronto, agora basta reiniciar o computador para que o ícone e o atalho funcionem perfeitamente pela Barra de tarefas do Windows 7:

. . . . .

Gostou da dica? Então fique sempre ligado na área "Especial do Windows 7" do Baixaki. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.