Por padrão, existem dois tipos de contas no Windows: o usuário padrão e o administrador. A diferença entre elas é que o administrador pode fazer qualquer coisa com o sistema: configurar hardware, instalar e remover programas, alterar as configurações de rede, etc. Já as permissões do usuário padrão são mais limitadas.
Para descobrir se possui privilégios de administrador, você pode seguir pelo menos uma das três dicas a seguir.
A primeira delas é acessar o Painel de Controle, através do Menu Iniciar, e escolher a seção “Adicionar ou remover contas de usuário”. Seguindo esse roteiro, você verá uma tela com a lista de todos os usuários cadastrados no sistema e, logo abaixo do nome de cada um, o tipo a que ele corresponde:
O usuário “Convidado” tem privilégios ainda mais limitados do que o usuário padrão. Ele existe na sua máquina para aquelas pessoas que precisam do seu computador por um período limitado de tempo, por exemplo, aquele vizinho que está sem internet e precisa enviar um e-mail urgente.
Outra forma de verificar as suas permissões de usuário é através do Menu Iniciar, clicando com o botão direito do mouse no item “Computador” e selecionando a opção “Propriedades”.
Na nova janela, procure pela seção “Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho”. Caso o seu usuário seja do tipo “padrão”, você receberá uma mensagem avisando que não é possível alterar as configurações do sistema:
Se ainda assim você estiver em dúvida, pode apelar para mais uma alternativa: o IsAdmin, um programa pequeno, de 64 KB, que não precisa nem mesmo ser instalado. Ao ser executado, o software informará se o seu usuário tem ou não privilégios de administrador.
O programa está disponível aqui mesmo, no Baixaki. Se ao iniciá-lo, a janela do IsAdmin ficar verde, o seu usuário tem superpoderes, ou seja, é administrador. Caso contrário, não. Mais prático, impossível!
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