Os sistemas operacionais da Microsoft costumam vir recheados de recursos “escondidos”. Muitos deles só são encontrados por usuários que fuçam e exploram muito e outros são facilmente identificados, mas pelo pouco uso acabam não sendo lembrados e ficam inativos.
A calculadora do Windows pode parecer algo trivial, mas ela possui mais funções do que as quatro operações básicas, a começar pela possibilidade de usá-la como calculadora científica.
Outro recurso pouco utilizado é a conversão de unidades. A maioria dos usuários recorre ao Google ou outras ferramentas online para fazer tarefas de conversão, mas o uso da calculadora do Windows pode economizar um tempo valioso.
Convertendo unidades facilmente
Para começar, abra o Menu Iniciar e digite “calc”. O ícone da calculadora aparece nos resultados da pesquisa para que você possa abri-la.
Em seguida, utilize a combinação de teclas CTRL + U para exibir o sistema de conversão de unidades, ou clique no menu “Exibir” e depois na opção “Conversão de unidades”.
Quando você faz isso, a janela da calculadora aumenta e mostra as opções de conversão. Daqui para a frente, o processo é simples:
1. Selecione o tipo de unidade que você deseja converter. As opções são: ângulo, área, distância, energia, peso/massa, pressão, temperatura, tempo, velocidade e volume.
2. Depois selecione a unidade de partida, que é o dado que você já tem, e digite o valor a ser convertido.
3. Agora selecione a unidade de destino, para a qual você quer converter o número digitado.
4. Pronto! O resultado aparece instantaneamente no campo “Para” e você pode copiá-lo para usar onde quiser.
Categorias