Demorou muito, mas finalmente a Microsoft começou a migrar de fato os recursos do Painel de Controle tradicional para o app de Configurações do Windows. Segundo descobriu o Windows Latest, algumas linhas de código foram encontradas na Build 19587 do Windows 10 que apontam nessa direção.
Uma delas seria a referência “Hide_System_Control_Panel” que aparece em algumas ocasiões. Há também outra identificada como “SystemToAboutSettingsSearchRemoval” na mesma versão do SO que ainda está em testes no primeiro círculo de distribuição.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso deve indicar que a Microsoft está escondendo pelo menos algumas das informações ou configurações do Painel de Controle e direcionando usuários para a nova tela de personalizações. Por enquanto, a única evidência concreta de que isso realmente esteja acontecendo é a tela que mostra detalhes sobre o computador do usuário, como chipset, RAM e versão do SO.
Dados do sistema devem ser exibidos apenas na nova interface de configurações (reprodução/Windows Latest)
O app Configurações surgiu junto com o lançamento do Windows 8, mas era muito limitado e pouco útil até mesmo para usuários intermediários. Com a chegada do Windows 10, a Microsoft começou a migrar as ferramentas para a nova interface, mas ainda existe alguma confusão.
Você pode encontrar personalizações disponíveis apenas no Painel de Controle e outras somente no app de Configurações. Estranhamente, algumas como o gerenciamento de bateria em notebooks, acaba sendo gerenciado parte em uma e parte em outra interface.
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o fim definitivo do Painel de Controle, mas é considerando todos os movimentos da empresa nesse tópico, é bem possível que essa antiga interface — nascida no Windows 2.0 — esteja com seus dias contados.
Espera-se que a Build 19587 comece a ser distribuída para o grande público na segunda metade deste ano.
Fontes
Categorias