A estratégia da Microsoft para o primeiro ano de lançamento do Windows 10 acabou atraindo a atenção de muita gente que utilizava versões anteriores do produto, que não perderam tempo em pular para o novo sistema sem gastar um tostão. Porém, nem tudo nessa brincadeira é de graça. Se você estiver de olho em um programa para reproduzir DVDs que seja compatível com a plataforma, por exemplo, e quiser utilizar uma solução oficial da empresa, é melhor preparar o bolso, já que o Windows DVD Player não sai por menos de R$ 37,50.
Depois da notícia que os usuários precisariam pagar uma taxa mensal ou anual para curtir jogos clássicos como FreeCell e Paciência sem irritantes banners no novo Windows, nem é uma surpresa tão grande que haja uma cobrança pelo player da companhia. Felizmente, nem todo mundo vai precisar abrir a carteira para utilizar o app. Se você for um dos sortudos fazendo o upgrade em um PC que rodava o Windows 7 ou Windows 8/8.1 com Media Center, dá para baixar o item sem nenhum custo, direto da Microsoft Store ou pelo Windows Update.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na verdade, se você fizer parte do time que não quer separar uma parte do orçamento para um tocador desse tipo, o Windows DVD Player não vai fazer tanta falta assim. Em primeiro lugar, o programa só toca discos DVD e ponto final, o que quer dizer que, se o usuário quiser assistir a um filme em Blu-ray ou qualquer vídeo encodeado nos formatos mais populares, vai ficar na mão com o produto da Microsoft. Outro ponto é que não faltam opções gratuitas e muito mais encorpadas para ocupar a vaga de player padrão na sua máquina.
Conferindo a seção de Players de Vídeo no site do Baixaki, por exemplo, dá para escolher e testar centenas de softwares diferentes para a função, com muito deles já rodando sem problemas no Windows 10, enquanto outros se preparam para ser atualizados. Itens populares como VLC Media Player, Media Player Classic - Home Cinema, BSPlayer e SMPlayer devem dar conta de todas as suas necessidades com reprodução de conteúdo multimídia e ainda permitem que você economize uma graninha.
Pretende deixar uma grana com a Microsoft para utilizar o Windows DVD Player? Comente no Fórum do TecMundo!