Acessar os arquivos do sistema em um mobile com Windows 10 agora é possível. O aplicativo File Explorer foi reformulado e passou a permitir aparentemente "sem querer" a exploração das pastas do OS de forma autônoma, sem uso de extensão adicional alguma. A novidade pode não ter sido “intencional” – é que a Microsoft não detalhou a forma de acesso ao sistema via File Explorer; é provável, assim, que o recurso seja fruto de uma falha.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De qualquer modo, acessar o espaço em que, por exemplo, extensões de interface ficam armazenadas exige não mais que poucos comandos por parte do usuário. Saiba como usar o File Explorer por meio das instruções listadas a seguir; assista, acima, ao vídeo publicado pelo canal Windows Hive e veja na prática como a ferramenta funciona.
Navegue normalmente
Abra o aplicativo File Explorer e clique em “This Device” (“Este Dispositivo”) para consultar os dados de seu aparelho da forma tradicional. No menu principal, a opção “Removable Disk (D:)” (“Disco Removível”) ainda exibe os arquivos armazenados pelo cartão de memória.
Acesso ao sistema através da ferramenta "Buscar"
O segredo está na ferramenta de pesquisa de File Explorer: ao abrir uma extensão através do recurso “lupa” ("busca"), o diretório principal do sistema passa a ser exibido como “MainOS (C:)”. Basta então tocar sobre o endereço do diretório exibido pela aba superior do app e abrir qualquer pasta do sistema.
É possível editar os arquivos?
É importante destacar que, apesar de ser possível explorar a “raiz” do software, os arquivos não podem ser deletados, renomeados ou movidos. As propriedades deles, porém, podem ser consultadas. Copiar uma extensão e colá-la em outra partição é também outra operação permitida.
Não se sabe ainda se a exploração dos arquivos do sistema é um recurso nativo do File Explorer. Fato é que a possibilidade pode se mostrar útil a usuários avançados de softwares que desejam consultar as propriedades de certos arquivos ou até mesmo copiar alguns deles para outras pastas.
Fontes
Categorias