A Microsoft anunciou ontem uma série de novidades para o Windows 10, o que inclui a chegada de um novo formato de janela. Agora, em vez de ter apenas botões para minimizar, maximizar e fechar, algumas aplicações poderão contar com um atalho para “sobreposição compacta” ou “Compact Overlay”. Isso vai funcionar basicamente da mesma forma que o “Picture-in-picture” do macOS e do iOS em tablets, mas será bem mais abrangente.
Isso será especialmente interessante para programas que exibem vídeo
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em vez de ficar limitado ao Safari e ao iTunes, como na plataforma desktop da Apple, a sobreposição compacta poderá ser utilizada por desenvolvedores terceiros. Com isso, qualquer programa do Windows poderá contar com o novo recurso, caso seus criadores achem útil e incluam a novidade no código.
Isso será especialmente interessante para programas que exibem vídeo. Você poderia assistir a um tutorial no YouTube ao mesmo tempo que realiza no sistema as ações indicadas no clipe, por exemplo. Dessa maneira, não é preciso ficar pausando para lidar com o redimensionamento de janelas na sua interface. Dispositivos com telas pequenas, como notebooks e híbridos devem mostrar a utilidade do novo recurso de uma forma mais contundente.
Isso, entretanto, só está disponível para desenvolvedores que estão no programa de testadores do Windows 10, o Insider Preview. A build específica que traz essa novidade é a 15031, que ainda veio recheada com outras adições.
Uma delas seria do bloqueio dinâmico ou “Dynamic Lock”, que funcionaria basicamente como o Smart Lock do Android e do Chrome OS, detectando dispositivos como smartphones e relógios inteligentes nas proximidades para bloquear e desbloquear o computador. Outra mudança menos funcional foi a adoção de um novo botão de compartilhar através do Windows.
Novo botão de compartilhar do Windows 10
Mais games
Por fim, a Barra de Jogos se tornou compatível com mais games e ganhou melhor suporte a jogos que rodam em tela cheia. Cinquenta e dois novos títulos agora dão suporte ao recurso, que permite tirar fotos da tela, fazer gravações ou transmissões ao vivo pelo Beam. Entre as novidades, temos Titanfall 2 e Call of Duty Black Ops III. Confira a lista completa de novos jogos suportados pela Barra de Jogos (Win+G):
- Aion
- Borderlands 2
- Call of Duty Black Ops III
- Call of Duty: Infinite Warfare
- Civilization VI
- Company of Heroes 2
- Crusader Kings 2
- Deus Ex: Mankind Divided
- Dishonored 2
- Elite: Dangerous
- Euro Trucks 2 Simulator
- Europa Universalis IV
- Eve Online
- F1 2016
- Fallout New Vegas
- Far Cry 4
- Football Manager 2016
- Football Manager 2017
- Garry’s Mod
- Grand Theft Auto IV: Complete Edition
- Grand Theft Auto V
- Grand Theft Auto: San Andreas
- Hearts of Iron IV
- Hitman – Full Experience
- Killing Floor 2
- Lineage 2 – The Chaotic Throne
- Mafia III
- Mass Effect 3
- Mechwarrior Online
- Metro 2033 Redux
- Metro Last Light Redux
- Middle-earth: Shadow of Mordor
- Mirror’s Edge Catalyst
- Need for Speed
- Path Of Exile
- Planet Coaster
- Planetside 2
- Plants vs. Zombies Garden Warfare: Deluxe Edition
- Pro Evolution Soccer 2016
- Project CARS
- Roblox
- Smite
- Source Engine Titles/Half Life 2
- Team Fortress 2
- TERA
- The Sims 3
- The Witcher 2: Assassins of Kings
- Titanfall 2
- Total War: Attila
- Watch_Dogs 2
- World of Warplanes
- XCOM 2
Se você quiser fazer o download dessa nova build, é bom conferir este link e saber quais são os problemas conhecidos que ainda não foram consertados pela Microsoft.
Fontes
Categorias