Para quem é Insider, tem um celular compatível com a plataforma móvel da Microsoft e anda aproveitando os release mais recentes do Windows 10 Mobile, prepare-se: o projeto deve ficar onde está por um tempo. A informação foi revelada através de um webcast do programa Windows Insider e indicou que a versão mobile do sistema operacional não deve beber na mesma fonte de seu irmão para desktops e notebooks.
A o que parece, a atual edição da plataforma nos celulares vem de uma vertente do Windows 10 chamada de feature2, enquanto nos PCs o braço escolhido é o Redstone 3 – que futuramente deve se tornar o já aguardado Fall Creators Update. Muita gente acreditava que, em algum momento, a família pularia de galho e também trabalharia em cima do Redstone 3. Isso, infelizmente, não deve acontecer.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Windows 10 Mobile segue em situação delicada
Até mesmo a chegada do Night Light foi eliminada
Com isso, a atual encarnação do Windows 10 Mobile distribuída aos testers deve trazer apenas correções de bugs e outros pequenos incrementos – algo parecido com o que foi feito no passado com o Windows Phone 7.8. Até mesmo a chegada do Night Light – um novo e mais robusto modo noturno da plataforma – foi eliminada da listagem de possíveis recursos dessa build do sistema.
Vale notar, porém, que isso não significa o fim do Windows 10 Mobile, apenas o final do ciclo iniciado em cima do feature2. Rumores indicam, inclusive, que a Microsoft está trabalhando em uma reformulação completa de seu sistema operacional mobile, construindo uma nova experiência para os usuários em algum ponto futuro. A dúvida que fica é se essa nova versão será compatível com os aparelhos que já estão disponíveis no mercado.
Fontes