Muita gente questionou a sanidade de Mark Zuckerberg quando o Facebook comprou o WhatsApp pelo preço estratosférico de US$ 19 bilhões. Porém, o magnata das redes sociais já provou mais de uma vez que tem um faro certeiro para negócios lucrativos, e, no caso do comunicador instantâneo, parece que os resultados falam por si só. Nesta semana, a versão do WhatsApp para Android atingiu a marca histórica de 1 bilhão de instalações, sendo o segundo aplicativo a chegar a esse patamar fora os apps da própria Google.
Nos últimos tempos é difícil não falar do queridinho “zapzap”, já que ele anda cozinhando seu recurso de ligações, mostrou por que é um dos mais populares entre os brasileiros e até se envolveu em polêmicas com a Justiça do país. Embora diversos concorrentes literalmente briguem pela atenção do público – e pelo espaço em seus celulares –, é inegável que o WhatsApp se tornou em pouco tempo o grande líder em sua categoria, passando finalmente da casa das centenas de milhões de downloads somente no Android.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Embora a Google Play não disponibilize na página do app o número exato de operações realizadas até o momento, é possível ver que o software agora participa do grupo seleto que tem entre “1.000.000.000 - 5.000.000.000” de instalações – sim, eu sei, são muitos zeros. Vale lembrar que a loja de aplicativos contabiliza os downloads por contas registradas na plataforma, não por aparelho, desconsiderando ainda as desinstalações – o que pode fazer esses dados variarem para cima e para baixo.
Isso não quer dizer que o programa tenha bilhões de usuários ativos atualmente, embora não deva demorar para que isso se torne verdade. Através de dados publicados pela empresa em janeiro deste ano, o número de clientes ativos mensalmente ficou na média de 700 milhões entre usuários do sistema da Google e do iOS, com 70% deles utilizando o serviço diariamente – uma quantidade bastante respeitável. Quem está rindo do Sr. Zuckerberg agora, hein?
Emplacando mais de um sucesso
Aliás, essa marca do WhatsApp é mais um motivo de felicidade para o empresário em relação a seus produtos e a Google Play. Basta dizer que apenas alguns aplicativos conseguiram chegar a esse nível de popularidade, com os campeões sendo Gmail, Google Maps e YouTube. Porém, você consegue adivinhar quem foi o primeiro a participar do clube de bilhões de instalações depois das crias da Google? Isso aí, foi a própria versão mobile do Facebook, que atingiu o patamar em 2014.
Será que tudo isso será suficiente para pagar as contas da compra bilionária? Fique de olho no TecMundo para descobrir e não esqueça de deixar sua opinião sobre o assunto abaixo, na seção de comentários.
Fontes