menu
Logo TecMundo
Minha Série

Venda de jogos digitais pode diminuir drasticamente até 2019

De acordo com uma pesquisa, o número de cópias de jogos digitais pode diminuir drasticamente nos próximas quatro anos, por conta do crescimento do setor mobile e do streaming de conteúdo

Avatar do(a) autor(a): Vinicius Munhoz

schedule12/05/2015, às 15:36

Fonte:

Imagem de Venda de jogos digitais pode diminuir drasticamente até 2019 no tecmundo

As vendas de jogos digitais (ou seja, aquelas que não correspondem aos games comprados em lojas físicas) têm crescido bastante nos últimos anos, e a Sony, Microsoft, Nintendo e o PC – incluindo todos os serviços, tais como Steam e Nuuvem – têm investido no ramo.

Contudo, isso pode estar para mudar, de acordo com uma pesquisa da Juniper Research. De acordo com os dados coletados pela empresa, é provável que o número de vendas caia até pela metade nos próximos quatro anos. Segundo a companhia, serviços como os do Steam vão impulsionar a transição do físico para o digital até a próxima década, mas o modelo de negócio mudará.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A velha especulação

A Juniper Research acredita que um dos motivos para a venda de jogos em consoles cair é a migração dos gamers para os aparelhos mobile, como tablets e smartphones. Muitos analistas já previam isso há anos, e a empresa acredita na mesma ideologia.

Entretanto, há outro ponto levantado pela Juniper Research: os jogadores vão cada vez mais deixar de “querer” os jogos para si, optando por serviços de aluguéis mensais ou streaming. Ainda é cedo para saber se esse modelo de negócio vai funcionar, mas é fato que as companhias de games já vêm investindo no ramo.

Leia Mais

Com a popularidade do Netflix, Spotify e outros serviços, não é tão absurdo achar que com jogos também possa funcionar. Porém, algumas empresas, como a falida OnLive, já tentaram e não conseguiram. Poderia o investimento estar à frente do seu tempo? Teremos que esperar alguns anos para saber.