Minha Série

Doom ganha suporte à API Vulkan no PC

Já disponível para placas da AMD e NVIDIA, recurso promete oferecer mais quadros por segundo e estabilidade ao jogo de tiro

em 11/07/2016, 11:28
Doom ganha suporte à API Vulkan no PC

Fonte:

Surgida com a intenção de ser uma opção viável a tecnologias como o DirectX e a OpenGL, a API Vulkan acaba de ganhar um apoio de peso considerável. A Bethesda revelou nesta segunda-feira (11) que o mais recente capítulo da série Doom ganhou suporte à solução em sua versão para PC.

“O maior benefício vão ser taxas de quadros por segundo maiores. Há diversos motivos pelos quais isso importa, mas isso ocorre principalmente no movimento e no sentimento transmitido ao jogador”, afirma o CTO Robert Duffy. “O jogo é impressionante rodando nessa velocidade, então tornamos uma prioridade tentar realmente explorar o hardware disponível para PC”.

Segundo Duffy, a expectativa é que GPUs antigas consigam rodar Doom com mais qualidade caso a Vulkan seja acionada. “Dito isso, essa é a primeira vez que um game triplo A é lançado em uma API bastante nova com drivers recentes, então pode haver alguns tropeços, mas nossos testes mostram uma ótima performance e estabilidade”.

Para aproveitar o recurso, é preciso ter uma GPU da AMD ou da NVIDIA com os drivers mais recentes instalados. Criado pela Chronos Group, a Vulkan é uma API que permite que desenvolvedores ganhem acesso de baixo nível a hardwares e, com isso, passem a controlar de forma mais eficiente o funcionamento de um driver de vídeo.


Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também