Testamos o monociclo elétrico Super Wheel da Two Dogs [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Testamos o monociclo elétrico Super Wheel da Two Dogs [vídeo]

Muitos produtos diferentes passam por nossas mãos, mas testes com veículos não são comuns em nosso escritório. Contudo, com a grande diversidade de veículos alternativos pintando no mercado, era só uma questão de tempo até nos deparamos com algo inusitado.

A verdade é que como as pessoas buscam várias ideias para evitar o caos no trânsito, o mercado apresenta novas soluções de tempos em tempos. Pois bem, depois do skate elétrico e da bicicleta dobrável, surge agora o Super Wheel da Two Dogs, que promete facilidade e agilidade no trânsito.

O monociclo importado da China segue um conceito similar ao que já vimos no antigo Segway, mas ele tem um grande diferencial: não tem guidão para você guiar a direção. Graças aos sensores dentro do aparelho, você só precisa colocar uma perna de cada lado, inclinar o corpo para frente, para trás e para os lados e sair andando por aí.

A Two Dogs chamou a gente pra dar uma voltinha com o Super Wheel em uma praça de Curitiba e claro que nós aceitamos o convite com prazer, afinal, novidade é a nossa praia! Vamos espiar como funciona a mágica e descobrir quais são as dificuldades de andar num veículo de uma roda só.

Design curioso

Quando vimos o Super Wheel pela primeira vez, ficamos um bocado curiosos para ver como ele funcionava na prática, afinal, é difícil compreender como uma roda com pneu pode ser usada como meio de transporte, já que não há pedais, guidão ou outros componentes que facilitem a utilização do produto.

Com apenas uma pequena parte da roda à mostra, o Super Wheel acabou despertando o interesse de vários curiosos que estavam na praça pública onde demos algumas voltinhas com o aparelho.

De fato, a parte externa é muito bonita, mas não deixa você ter uma ideia do que tem dentro da carcaça. No topo do dispositivo, há apenas o botão de energia. Nas laterais, apoios indicam onde você deve colocar seus pés para começar a usar o Super Wheel.

Versátil, portátil e inovador

O Super Wheel é útil em várias situações. Ele pode ser usado em retas, subidas e descidas. Ele encara qualquer parada, incluindo calçadas, trechos com grama e outros tipos de terrenos. Mesmo sendo tão pequeno, o motor instalado no interior consegue chegar aos 25 km/h.

Apesar de possibilitar o deslocamento em tamanha velocidade, o aparelho vem com um limitador para impedir acidentes. Assim que você chega muito próximo ao limite, o aparelho emite um som e reduz a velocidade para 16 km/h.

Com apenas 13 kg e uma alça que facilita o transporte, você pode levá-lo de um lado para outro e dar uma voltinha no parque em um dia ensolarado. Só não dá mesmo para carregar o monociclo na mão em grandes trajetos, pois o braço vai acabar cansando. É válido ressaltar que qualquer pessoa com até 120 kg pode se divertir.

Como a mágica acontece

Como nós somos muito curiosos, não poderíamos perder a oportunidade de conferir como era o funcionamento do dispositivo. Assim, fomos até o depósito da Two Dogs, onde Tairone Passos, o CEO da companhia, nos mostrou o interior do Super Wheel.

Dentro do Super Wheel, encontramos o motor de quinhentos watts e a bateria de lítio de 200 watt-hora, que trabalha com tensão de 44 volts. Aqui também está o circuito elétrico com os sensores de movimento que fazem a mágica acontecer.

Quando você se inclina o corpo pra frente sobre os apoios para pés, o sensor interno identifica que você quer se deslocar para frente e ativa o motor para você andar. Da mesma forma, ao inclinar para trás, o hardware interno detecta seu comando e possibilita que você freie ou até ande no sentido contrário.

A bateria tem autonomia para você andar até duas horas consecutivas. A parte boa é que a recarga do componente energético também acontece em apenas duas horas. O carregador que vem com o aparelho é bivolt e muito fácil de conectar.

Um passeio divertido

É claro que nosso passeio não era apenas para capturar imagens do Super Wheel. Aproveitando o espaço da praça, nós brincamos com o aparelho por um tempinho. Ele é muito prático e depois de uma meia hora brincando dá para começar a pegar o jeito.

Claro, no começo, é um bocado difícil, principalmente para conseguir subir no monociclo. Em geral, é preciso de um ombro-amigo, porque você tem que saber se equilibrar, já que o aparelho não tem apoios nas laterais.

Ainda bem que o Super Wheel vem com rodinhas e uma corda-guia para quem é iniciante. Uma vez instalado esses acessórios, basta manter as pernas bem firmes pressionando contra a carcaça do monociclo e, então, jogar o corpo para frente sem medo.

Mesmo com as rodinhas, não é fácil manter o equilíbrio, já que é preciso aprender a controlar como funciona o acelerômetro do aparelho. De qualquer forma, o produto parece como uma bicicleta, sendo que depois de algumas horas você aprende e fica fácil.

O CEO da Two Dogs, Tairone Passos, que já tem prática com o aparelho, nos mostrou como é moleza se locomover com esse veículo, que está fazendo o maior sucesso no Brasil. No vídeo que está no começo do texto, você pode ter uma ideia de como alguém com prática pode aproveitar muito mais o produto.

Você pode comprar o Super Wheel nas cores branca, preta, vermelha e bronze. O valor no site da Two Dogs é R$ 3.590. Quem aí tem coragem de dar uma voltinha?

Este produto foi cedido por empréstimo pela Two Dogs.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.