(Fonte da imagem: Divulgação/KAIST)
Para quem possui um carro próprio, qualquer barulhinho diferente vindo do motor pode ser sinal de preocupação, afinal nem sempre é possível identificar de imediato o que está acontecendo.
Pode ser que o problema em questão seja simples e passível de ser consertado por você mesmo. Entretanto, em dúvida quanto a origem do som, o melhor caminho acaba sendo o da oficina mecânica, onde um profissional especializado por fazer um diagnóstico completo. Mas essa situação pode mudar em breve.
Engenheiros sul-coreanos criaram uma câmera de som, um dispositivo capaz de gerar imagens em cores dos sons emitidos por uma fonte qualquer. Similar às câmeras termais, o dispositivo fotografa a origem do barulho, identificando qual peça pode ser a responsável pelo transtorno.
Primeira câmera de som portátil do mundo
O novo produto é uma criação de Seok-Hyung Bae e Young-Key, do Instituto KAIST, e pode ser considerada a primeira câmera de som portátil do mundo. Leve e pequena, ela pesa apenas 1,78 quilo e mede 39 x 38 centímetros.
O dispositivo tem formato pentagonal e conta com 30 microfones de alta sensibilidade. Um hardware dedicado, baseado na tecnologia FPGA, analisa as ondas sonoras e reconstrói o caminho até a sua origem. “Nosso aparelho tem uma faixa de medição de frequências altas entre 350 Hz e 12 KHz”, explica Bae.
O projeto dos desenvolvedores ainda está em fase inicial, mas a dupla acredita que possa comercializar o produto em breve. Com a ajuda do instituto onde trabalham, ambos criaram a empresa SM Instruments, visando ofertar a câmera em maior escala.
Fontes
Categorias