A Uber praticamente revolucionou a maneira como as pessoas utilizam o transporte público individual. Por meio de um app e sem lidar com o dinheiro "vivo", além dos benefícios e "mimos" citados pelos usuários, a companhia chegou com força na cidade de São Paulo e até alterou a forma como a prefeitura regulamenta os veículos, por exemplo.
Apesar de tudo isso, um dos pontos principais para o sucesso é o preço. Categorias mais baratas que o táxi comum, como a UberX, explicam o sucesso. Agora, qual é um dos aplicativos GPS mais utilizados no mundo, que até os próprios motoristas Uber usam? O Waze.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vendo que poderia participar desse novo mercado, a empresa lançou nesta semana nos EUA um sistema de compartilhamento de veículos chamado WazePool. Mesmo que ele funcione da mesma maneira que o Uber, a ideia é que as pessoas com trajetos semelhantes comecem a rodar juntas na cidade. Dessa maneira, além de gastos pessoais serem reduzidos, o trânsito e a poluição também são combatidos.
Como ele funciona?
O Waze simplesmente vai cruzar diversas características dos usuários interessados em oferecer e receber carona. Por exemplo, vai analisar trajetos diários e buscar uma combinação com outro usuário.
Caso você escolha dar a carona, assim que o WazePool for ligado, ele deve indicar onde você deve encontrar a pessoa. Dessa maneira, uma rota é definida por GPS. Por outro lado, o usuário coletado pode acompanhar o caminho via Waze Rider e também realizar o pagamento de sua parte da viagem.
O projeto, inicialmente, só funciona em São Francisco, nos EUA. Contudo, caso ele dê certo, poderemos ver em outros lugares do mundo. E você, acha que vai dar certo? Será que o WazePool funcionaria bem na sua cidade? Diga nos comentários.
O que você achou do novo WazePool? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes