Como o Twitter pode mudar o seu jeito de ver TV

3 min de leitura
Imagem de: Como o Twitter pode mudar o seu jeito de ver TV

Como a televisão e o Twitter podem interagir

A popularização do Twitter trouxe muito mais para os usuários do que uma forma de expressar o que estão sentindo ou simplesmente dizerem o que estão fazendo. As redes sociais, de maneira geral, permitem uma interação muito maior entre as pessoas, mesmo que cada uma esteja em um canto do planeta.

Toda essa interação pode resultar em uma nova forma de o usuário tratar a internet, em especial o Twitter. Essa famosa rede social pode mudar o jeito das pessoas realizarem atividades simples, corriqueiras, como ver televisão.

O quê? Como assim?

Em época Campeonato Brasileiro, qual o assunto que mais rola no Twitter às quartas-feiras e aos domingos? Futebol! Boa parte dos brasileiros que acompanham o esporte pela televisão “twittam” a respeito dos lances que rolam durante a partida do seu time de coração.

Futebol na televisão e na internet

Muitas vezes o time para o qual o usuário torce nem está jogando, mesmo assim ele não para de comentar sobre outros jogos, azarar o time adversário ou simplesmente tirar sarro de algum amigo. Com tanta gente assistindo à mesma programação, a conversa no Twitter flui mais fácil, sem que seja necessário explicar sobre o que está se falando.

O mesmo acontece em noite de filme na televisão. Quantas vezes você já comentou a respeito de alguma cena na rede social e utilizou as hashtags para que outras pessoas pudessem ler? O fato é que os usuários encontraram uma maneira de tornar o momento de assistir televisão muito mais engraçado e instrutivo. Além disso, você pode conversar com outra pessoa a respeito do que está assistindo, mesmo estando complemente sozinho em casa.

As três áreas-chave

No evento NewTeeVee Live que aconteceu em São Francisco, Robin Sloan, um dos “cabeças” do Twitter, falou a respeito de três áreas-chave nas quais a rede social está causando impactos quando o assunto é a televisão.

Além de um novo estilo de TV 3D, os usuários passaram a ajudar de maneira significativa na criação de novos conteúdos e na maneira com a qual os programas passaram a transmitir suas ideias.

Outro tipo de televisão 3D

Com o Twitter você fica sabendo tudo o que está rolandoUm dos pontos abordados por Robin Sloan é a criação de um novo estilo de 3D. E não estamos falando da televisão tridimensional, mas sim em como o conteúdo divulgado no Twitter, através de hashtags, imagens e links permite ao usuário ver além do que está sendo exibido na televisão.

Em um grande evento musical, por exemplo, além do show de seus ídolos, o usuário também tem acesso a fotos dos bastidores – muitas vezes postadas pelo próprio artista – ou pode ver o que está rolando na plateia, como se estivesse realmente presente no evento. Isso traz uma experiência única para as pessoas.

Programação, promoções e TT

A segunda área apontada por Sloan diz respeito à influência que o Twitter tem no conteúdo exibido na televisão. Por exemplo, existem alguns talk shows que estão utilizando os famosos trending topics da rede social para montar a pauta de seus programas. A ideia é: se aqueles tópicos estão fazendo sucesso da internet, darão audiência na TV.

Outra ação muito comum é o lançamento de promoções e conteúdos exclusivos para os usuários do Twitter. Diversas emissoras famosas, principalmente as norte-americanas, dão prêmios e divulgam links apenas em suas páginas do Twitter. Ou seja, se você não estiver seguindo esses perfis, fica por fora do que está rolando.

Olha a promoção!

Há ainda os canais que divulgam sua programação primeiro na internet para só depois exibi-la na televisão. Aqueles que acompanham o conteúdo online ficam sabendo primeiro o que vai acontecer.

Novos tipos de conteúdo

O público alvo dos programas de televisão são os usuários. Então, nada mais justo do que as emissoras moldarem o conteúdo exibido de acordo com a preferência daqueles que assistem a seus programas. Com o Twitter, a coleta de dados e a adaptação dos shows exibidos para o público alvo ficou mais fácil.

Emissoras mais jovens, como a MTV, utilizam, e muito, a rede social para saber qual a preferência do seu público. O programa FuroMTV, por exemplo, faz uso do Twitter para interagir com os usuários, pedindo sugestões de conteúdo, vídeos e pautas. Outros utilizam as hashtags para ver qual o assunto mais comentado e adaptar o conteúdo a ser exibido da melhor maneira possível.

O usuário ajuda a montar o conteúdo

.....

Existem muitas maneiras de o usuário interagir com a televisão utilizando a internet. Com a popularização dos dispositivos móveis, a tendência é que isso fique ainda mais evidente, com conteúdos exclusivos sendo enviado diretamente para o celular do usuário, por exemplo.

A internet é um meio de comunicação poderoso, que pode influenciar em muitas atividades simples que realizamos. Desde que utilizada de maneira correta, a rede mundial de computadores só tem a agregar na vida dos usuários. Afinal, em que outro lugar você poderia conversar com outras pessoas mesmo estando completamente sozinho?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.