menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Como o Twitter pode mudar o seu jeito de ver TV

A popularização da rede social tornou a TV ainda mais interativa.

schedule21/12/2010, às 15:42

Como a televisão e o Twitter podem interagir

A popularização do Twitter trouxe muito mais para os usuários do que uma forma de expressar o que estão sentindo ou simplesmente dizerem o que estão fazendo. As redes sociais, de maneira geral, permitem uma interação muito maior entre as pessoas, mesmo que cada uma esteja em um canto do planeta.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Toda essa interação pode resultar em uma nova forma de o usuário tratar a internet, em especial o Twitter. Essa famosa rede social pode mudar o jeito das pessoas realizarem atividades simples, corriqueiras, como ver televisão.

O quê? Como assim?

Em época Campeonato Brasileiro, qual o assunto que mais rola no Twitter às quartas-feiras e aos domingos? Futebol! Boa parte dos brasileiros que acompanham o esporte pela televisão “twittam” a respeito dos lances que rolam durante a partida do seu time de coração.

Futebol na televisão e na internet

Muitas vezes o time para o qual o usuário torce nem está jogando, mesmo assim ele não para de comentar sobre outros jogos, azarar o time adversário ou simplesmente tirar sarro de algum amigo. Com tanta gente assistindo à mesma programação, a conversa no Twitter flui mais fácil, sem que seja necessário explicar sobre o que está se falando.

O mesmo acontece em noite de filme na televisão. Quantas vezes você já comentou a respeito de alguma cena na rede social e utilizou as hashtags para que outras pessoas pudessem ler? O fato é que os usuários encontraram uma maneira de tornar o momento de assistir televisão muito mais engraçado e instrutivo. Além disso, você pode conversar com outra pessoa a respeito do que está assistindo, mesmo estando complemente sozinho em casa.

As três áreas-chave

No evento NewTeeVee Live que aconteceu em São Francisco, Robin Sloan, um dos “cabeças” do Twitter, falou a respeito de três áreas-chave nas quais a rede social está causando impactos quando o assunto é a televisão.

Além de um novo estilo de TV 3D, os usuários passaram a ajudar de maneira significativa na criação de novos conteúdos e na maneira com a qual os programas passaram a transmitir suas ideias.

Outro tipo de televisão 3D

Com o Twitter você fica sabendo tudo o que está rolandoUm dos pontos abordados por Robin Sloan é a criação de um novo estilo de 3D. E não estamos falando da televisão tridimensional, mas sim em como o conteúdo divulgado no Twitter, através de hashtags, imagens e links permite ao usuário ver além do que está sendo exibido na televisão.

Em um grande evento musical, por exemplo, além do show de seus ídolos, o usuário também tem acesso a fotos dos bastidores – muitas vezes postadas pelo próprio artista – ou pode ver o que está rolando na plateia, como se estivesse realmente presente no evento. Isso traz uma experiência única para as pessoas.

Programação, promoções e TT

A segunda área apontada por Sloan diz respeito à influência que o Twitter tem no conteúdo exibido na televisão. Por exemplo, existem alguns talk shows que estão utilizando os famosos trending topics da rede social para montar a pauta de seus programas. A ideia é: se aqueles tópicos estão fazendo sucesso da internet, darão audiência na TV.

Outra ação muito comum é o lançamento de promoções e conteúdos exclusivos para os usuários do Twitter. Diversas emissoras famosas, principalmente as norte-americanas, dão prêmios e divulgam links apenas em suas páginas do Twitter. Ou seja, se você não estiver seguindo esses perfis, fica por fora do que está rolando.

Olha a promoção!

Há ainda os canais que divulgam sua programação primeiro na internet para só depois exibi-la na televisão. Aqueles que acompanham o conteúdo online ficam sabendo primeiro o que vai acontecer.

Novos tipos de conteúdo

O público alvo dos programas de televisão são os usuários. Então, nada mais justo do que as emissoras moldarem o conteúdo exibido de acordo com a preferência daqueles que assistem a seus programas. Com o Twitter, a coleta de dados e a adaptação dos shows exibidos para o público alvo ficou mais fácil.

Emissoras mais jovens, como a MTV, utilizam, e muito, a rede social para saber qual a preferência do seu público. O programa FuroMTV, por exemplo, faz uso do Twitter para interagir com os usuários, pedindo sugestões de conteúdo, vídeos e pautas. Outros utilizam as hashtags para ver qual o assunto mais comentado e adaptar o conteúdo a ser exibido da melhor maneira possível.

O usuário ajuda a montar o conteúdo

.....

Existem muitas maneiras de o usuário interagir com a televisão utilizando a internet. Com a popularização dos dispositivos móveis, a tendência é que isso fique ainda mais evidente, com conteúdos exclusivos sendo enviado diretamente para o celular do usuário, por exemplo.

A internet é um meio de comunicação poderoso, que pode influenciar em muitas atividades simples que realizamos. Desde que utilizada de maneira correta, a rede mundial de computadores só tem a agregar na vida dos usuários. Afinal, em que outro lugar você poderia conversar com outras pessoas mesmo estando completamente sozinho?