No dia 21 de setembro, o Twitter foi alvo de pesados ataques. Uma falha da segurança permitiu que links fossem enviados por milhares de usuários sem sua permissão. Cada link possuía um código que distribuia vírus simplesmente ao passar o cursor do mouse por cima do endereço.
Essa falha não atingiu os usuários de clientes desktop, como Seesmic e TweetDeck. Isso porque o link com o comando onMouseOver ( “com o mouse em cima”) aparecia em código para estes usuários e não era acessível, diferentemente do que ocorreu via navegador.
Tais ataques só reforçaram o que milhares e milhares de usuários do Twitter já perceberam: a praticidade e segurança em usar aplicativos para ler e enviar mensagens, em vez de abrir a página do microblog.
Listamos aqui dez boas razões para você dar uma chance aos clientes desktop e ver como é possível postar e receber recados com maior agilidade, além de integrar suas redes sociais em um só lugar!
Não precisa abrir o navegador
Esta é uma das características mais importantes para os usuários de clientes desktop: não é necessário abrir o navegador para utilizar o Twitter. Ele é mais um aplicativo que você utiliza para comunicação, como o MSN. E mesmo que você esteja com o navegador aberto, o Twitter não vai ocupar mais uma aba na sua tela.
E se ainda assim você preferir utilizar o navegador, existem aplicativos como o Echofon, que é uma extensão para Mozilla Firefox. Enquanto navega na internet, o microblog fica no canto da tela, avisando somente quando há novas atualizações.
Gerenciar várias contas
Muitas pessoas têm mais de uma conta no Twitter, além de um perfil pessoal. São microblogs institucionais, pessoais, informativos, etc. Para gerenciar todos eles através do navegador é complicado, pois é necessário logar e deslogar cada vez que quiser postar uma mensagem em contas diferentes.
Utilizando clientes desktop, é possível gerenciar várias contas ao mesmo tempo, alternando entre uma e outra quando quiser com apenas um clique. Além disso, você pode postar mensagens em todos os perfis ao mesmo tempo, se desejar.
Segurança
Segurança é uma das principais questões. Durante ataques ao site, o serviço pode até ficar indisponível via aplicativo, mas a chance de você não ser afetado é muito grande. Os malwares distribuídos esta semana são um exemplo disso.
Os aplicativos desktop exibiam os mesmos links enviados em código, exibindo o comando onMouseOver e não permitindo que fosse possível clicar na URL. Além disso, o perfil de quem utiliza estes aplicativos também não enviou nenhum malware indesejado.
Aviso de novas mensagens
A página do Twitter não avisa em nenhum momento se existem novas citações (“Mentions”) ou mensagens diretas (“Direct messages”) para você. A menos que se lembre de verificar as páginas, é possível que você receba recados urgentes e não fique sabendo.
Os aplicativos desktop podem resolver esse problema. Eles podem avisar o usuário quando ele recebe novas citações, recados e mensagens, exibindo um recado no canto da tela. Você pode escolher sobre o que deseja ser avisado (Mentions, DMs ou atualizações) e se quer um aviso sonoro ou não.
Dessa forma, é impossível deixar passar as novas mensagens e a comunicação é mais rápida e eficiente. Alguns aplicativos, como o TweetDeck, permitem até mesmo que você responda as mensagens através das pequenas janelas que aparecem.
Atualização automática
Ao utilizar a página do Twitter, ele não atualiza automaticamente, exibindo as novas mensagens em sua timeline. O que o microblog faz é avisar que existem novas atualizações, exibindo uma mensagem.
Enquanto isso, os clientes desktop exibem as novas mensagens, deixando a coluna parada na visualização de sua última mensagem. Dessa forma, é possível ler tudo que foi enviado para sua timeline, sem precisar atualizar ou voltar para ver mensagens antigas.
Função “re-tweet” com comentários
Inicialmente, o Twitter não possuía uma forma padrão para encaminhar mensagens enviadas por seus amigos. Caso você se interessasse por um post, era necessário copiar e colar e, como convenção, os usuários colocavam a sigla “RT” (Re-tweet) antes, para sinalizar que era o post de outra pessoa.
Esta forma de encaminhar os posts foi incorporada pelos clientes desktop, que criaram botões específicos para esta função. Muito tempo depois, o Twitter anunciou sua função de RT, que não agradou muitos usuários.
Ao invés de enviar a mensagem com espaço para comentários, o Twitter criou uma forma de RT que envia a mensagem integralmente, exibindo a imagem do usuário citado e sem possibilidade de inserir texto.
Esta é mais uma razão para adotar aplicativos como TweetDeck e Seesmic: é possível optar entre as duas formas de re-tweet com apenas um clique, sem precisar colar, copiar e editar nada.
Integração com redes sociais
Como se não bastasse facilitar bastante a vida do usuário com suas funções, os clientes desktop ainda oferecem grande integração com outras redes sociais. LinkedIn, Foursquare, MySpace, Google Buzz, Ping.fm e Facebook são services que podem ser integrados ao Twitter.
Utilizando esses aplicativos você pode visualizar atualizações de seus contatos e também interagir enviando mensagens, imagens, vídeos e links. Se quiser, também pode enviar o mesmo post para todas estas redes ao mesmo tempo.
Upload de imagens
Muitos usuários gostam de enviar imagens junto com seus textos de 140 caracteres. Em vez de acessar outras páginas para realizar o serviço é possível fazer isso diretamente através do cliente desktop.
Basta acessar as configurações do programa e optar por qual serviço disponível deseja enviar imagens (Twitpic, Yfrog, entre outros). Dessa forma, você pode fazer o upload e gerar um link sem precisar abrir qualquer outro site ou programa.
Encurtar URLs
Encurtar links é essencial na vida de um “microblogueiro”. Os 140 caracteres podem se tornar muito pouco perto de links gigantescos. E para isso, existem serviços variados para diminuir as URLs, com links de redirecionamento.
Se o Twitter não faz isso sozinho (apesar de estar trabalhando na ideia há algum tempo), o cliente desktop pode resolver seu problema. Basta inserir o link na caixa de texto e, automaticamente, ele diminui. Para isso, também é possível escolher entre os serviços compatíveis com o programa, como Bit.ly e Migre.me.
Interface
A visualização organizada é um dos aspectos que mais conquistam usuários. Além de poder optar por cores variadas para a interface, você também pode contar com plugins para ver imagens, vídeos e links enviados sem precisar abrir o navegador.
A interface é dividida em citações, mensagens privadas e timeline principal, além de adicionar uma coluna para cada rede social integrada, cada conta do Twitter que você possui e exibir as listas criadas por você no site do Twitter.
...
Como vimos, existem vários motivos que levam muitos “twitteiros” a se mudar de vez para os clientes desktop, abandonando a visualização da página principal. Aqui, citamos TweetDeck, Seesmic e Echofon. No entanto, a lista de opções é extensa (link). Faça seus testes e escolha aquele aplicativo que melhor atende as suas necessidades na hora de postar mensagens no Twitter.
Categorias