Mesmo que no Brasil seja feriado de Corpus Christi, o Twitter não parece disposto a parar de trabalhar para tornar a plataforma cada vez mais amigável para antigos e novos usuários. Prova disso é que nesta quinta-feira (15), a empresa colocou no ar um dos seus projetos mais ambiciosos dos últimos tempos: um verdadeiro banho de loja para mudar o visual da rede em todos os canais e dispositivos – de desktops a celulares.
A mudança no design segue algo que já vinha sido testado há algum tempo junto aos donos de aparelhos Android e basicamente mexe em ícones, avatares e menus do portal, dando uma cara mais jovem e de mensageiro para o Twitter. A empresa afirma que esses testes iniciais no sistema da Google tiveram uma boa aceitação e por isso foram expandidos para o restante do ecossistema.
Curtiu o jeitão do novo Twitter?
Se você atualizar o app para Android e iOS – um update que ainda está sendo disponibilizado em ondas – ou acessar o site da rede social via navegador vai entender de cara tudo que mudou. “Arredondar” parece ter sido a palavra de ordem no coração desse projeto, com cada elemento na página ganhando algumas boas curvas ou sendo completamente redesenhado. Enquanto caixas de texto e botões ganharam aquela curvinha nos cantos, fotos de perfil se tornaram completamente circulares.
Tudo ficou mais redondo e limpo
A mudança mais significativa para quem está no Twitter há algum tempo, no entanto, fica na barra de atalhos embaixo de cada tweet. Se os ícones de Retweet, Curtida e Mensagem Direta ficam apenas mais fofinhos, o botão de Responder muda completamente. Ao que parece, a antiga seta confundia internautas – que, supostamente, achavam que se tratava de uma função Retorno ou Apagar – e foi substituída por um balão de chat, mais sugestivo e direto ao ponto. E aí, será que dá para se acostumar com a troca?
Mais novidades
Update elimina caos da barra fixa no app para iOS
Claro que a brincadeira não terminou aí e o Twitter aproveitou a oportunidade para fazer outros ajustes e melhorias na rede. Reproduzindo o que já vinha acontecendo no Android, os usuários de iOS poderão contar com um menu lateral e deslizável que elimina um pouco do caos da barra fixa na base da tela do aplicativo. Adicionalmente, o app para a plataforma mobile da Apple passa a poder abrir links diretamente no Safari, podendo finalmente se aproveitar das contas que já estiverem logadas no navegador e fazendo bom uso de seu content blocker.
Primeiro no Android, depois no iOS
Outros agradinhos gerais incluem a atualização em tempo real do número de curtidas e retweets nos apps mobile e no TweeDeck – que também ganha o novo visual –, uma tipografia melhor para destacar determinadas seções e destaques do site e novas opções de acessibilidade que realçam o contraste da plataforma. Como dá para perceber, apesar do design “clean” o Twitter acaba ganhando mais recursos e agilidade com o novo layout. A dúvida que fica é se isso finalmente vai fazer com que o portal atraia uma massa de novos usuários ativos e acerte os ponteiros do negócio.
Curtiu a mudança ou acha que a empresa poderia ter alterado outros elementos da página e dos aplicativos? Deixe a sua opinião sobre o tema mais abaixo, na seção de comentários, e diga como é a sua relação atual com o Twitter.
Fontes
Categorias