Uma pesquisa da Norton revelou que mais de 2,5 mil contas no Twitter foram hackeadas para promover sites de namoro e conteúdo adulto.
Os hackers substituem a foto de perfil do usuário por fotos de mulheres em roupas e posições sensuais, modificam a biografia e o nome completo e começam a compartilhar os links. Apenas o nome de usuário e os seguidores são mantidos. De acordo com a Norton, é provável que os criminosos recebam 4 dólares para cada usuário que redirecionam a esses sites.
O objetivo por trás das invasões é interagir com outros usuários, curtir tweets e seguir novas pessoas, além de postar continuadamente fotos sensuais e links de vídeos gratuitos para levar pessoas a se cadastrarem nos sites. O link compartilhado leva a uma landing page, que possibilita identificar de onde o usuário foi redirecionado e depois permite o acesso ao site adulto.
É possível que esses sites utilizem “programas de afiliados”, que incentivam a indicação pagando por cada usuário que se cadastra em seu sistema
Foi confirmado que 73% das contas comprometidas tinham sido criadas há pelo menos 4 anos e a maioria estava abandonada pelos seus donos. Para evitar esse tipo de ataque, a Norton sugere as seguintes medidas de proteção:
- Utilize uma senha forte e única para o seu Twitter;
- Evite clicar em links com endereços suspeitos, mesmo que tenham sido compartilhados por alguém que você conheça;
- Denuncie contas que foram comprometidas: acesse o perfil invadido e clique no ícone de engrenagem, selecione “denunciar” e depois clique em “esta conta pode ter sido invadida”.
Fontes
Categorias