Durante o Broadband TV Connect, evento sobre tecnologias de televisão realizado em São Paulo entre hoje (3) e amanhã, a TIM anunciou um novo aparelho que integra o sinal da TV digital aberta com serviços de transmissão pela internet, como Netflix e YouTube. O Live TIM Blue Box funcionará como uma central de entretenimento e poderá ser facilmente instalado por qualquer usuário, bastando conectá-lo à TV e à internet, via cabo ou WiFi.
O dispositivo vem com uma antena e um conversor de televisão digital embutidos, permitindo sintonizar o conteúdo dos canais abertos sem necessidade da conexão com a web, usada apenas para os serviços de streaming. O gadget roda em Linux e vem com um sistema inteligente chamado Blue Box do Seu Jeito, que reconhece as preferências de cada usuário da casa e recomenda programas de acordo com seu perfil, sem precisar “zapear” pelos canais.
O Blue Box permite que você pause os programas ao vivo e retome a cena quando quiser, podendo também voltar para assistir qualquer parte que tiver perdido. Caso os usuários prefiram deixar um filme ou seriado para assistir depois, também é possível ligar um HD externo ou pendrive ao aparelho e agendar a gravação a partir de um aplicativo para celulares. Vale ressaltar, no entanto, que conteúdos protegidos por DRM não podem ser gravados.
Facilitando a vida
Por fim, os usuários também poderão visualizar diretamente na televisão a grade de programação dos canais para os sete dias seguintes, facilitando o agendamento de gravações. “O brasileiro gosta de assistir à TV e de ver vídeos na internet, mas hoje tem dificuldades para encontrar seus programas favoritos, distribuídos entre centenas de canais e em diferentes aparelhos”, afirma o CEO da TIM Fiber, Rogerio Takayanagi.
“O Blue Box simplifica a vida do cliente, recomendando o que é relevante para ele e deixando tudo muito acessível à distância de um clique”, explica. O lançamento da novidade está previsto para o segundo semestre deste ano, mas a empresa já selecionou mil de seus clientes para utilizar uma versão Beta do serviço e, assim, contribuir para seu aprimoramento antes da chegada ao mercado.
A expectativa da empresa é de que, nos próximos cinco anos, a Live TIM venda pelo menos 500 mil unidades do Blue Box. O produto será disponibilizado pelo varejo e pelo site a empresa (clique aqui) e deve ser compatível com qualquer rede banda larga – ou seja, não é exclusivo para assinantes do serviço de rede da TIM. A ideia é continuar atualizando e disponibilizando novas opções de ferramentas por meio do gadget no futuro.
Peso em reais
Vale ressaltar que para usar recursos como o Netflix – ou qualquer outro serviço pago que seja adicionado ao Blue Box no futuro – ainda é necessário pagar sua assinatura separadamente para ter uma conta. O preço final do aparelho da TIM ainda não foi definido, mas a companhia pretende que ele tenha um valor igual ou menor ao de outros media centers.
Categorias