A criação de apresentações de slides tornou-se uma prática muito comum entre estudantes, professores e palestrantes. Elas são um ótimo recurso de apoio para expor ideias e conhecimento para um grupo de pessoas, além de serem facilmente transportadas em pendrives e outros dispositivos móveis.
Existem muitos aplicativos que permitem criar apresentações de slides. O problema é que nem sempre o usuário tem autorização para instalar programas nas máquinas que utiliza, além do problema de compatibilidade entre as aplicações.
Nesses casos, utilizar um serviço online pode ser a solução. Existem duas ferramentas muito boas para criar apresentações diretamente no navegador. Assim, além de poder editar e criar slides sem ter que se preocupar com compatibilidade de aplicativos, o usuário ainda pode acessar os arquivos criados a partir de qualquer computador conectado à internet.
O Baixaki selecionou duas dessas ferramentas e criou este tutorial ensinando como tirar máximo proveito dos recursos por elas oferecidos. Confira o que é preciso para utilizar os serviços e todos os passos na criação de apresentações profissionais.
Pré-requisitos
Os serviços escolhidos pela equipe do Baixaki foram o 280slides e o SlideRocket. Ambos foram criados para a mesma finalidade, mas cada um é voltado para um público mais específico. O 280slides foi desenvolvido pensando mais em apresentações rápidas e simples e, por isso, traz um número menor de recursos.
Já o SlideRocket é voltado para os usuários mais exigentes e disponibiliza dezenas de ferramentas, da inserção de imagens a plugins para a timeline do Twitter. Escolha aquele que melhor se adapta às suas necessidades e veja mais abaixo como tirar o máximo proveito dele.
Mãos à obra
280slides
A primeira característica positiva do 280slides é o fato de ele não exigir o cadastro do usuário para a utilização de seus recursos principais. Com isso, é possível testar a aplicação antes de enviar seus dados pela internet.
O primeiro passo na criação de uma apresentação é escolher um modelo para os slides. O serviço conta com nove estilos diferentes, do mais sério ao descontraído. Depois de selecionar o template desejado, clique em “OK” para prosseguir.
A interface do serviço é muito semelhante àquela apresentada pelos programas comumente usados para criar apresentações. Na coluna mais à esquerda da tela, o usuário pode visualizar todos os slides criados na sequência com a qual eles serão mostrados durante a apresentação.
Na parte superior da tela, o usuário tem acesso a todos os recursos oferecidos, da criação de um novo slide à inserção de imagens e vídeos. Um recurso muito interessante do 280slides é o fato de ele permitir a inserção de figuras e vídeos direto da internet. A busca pode ser feita dentro do próprio serviço, sem que seja necessário abrir outras abas no navegador.
A parte mais à direita da barra de ferramentas reúne três botões que podem ser interessantes para o usuário depois de concluída a apresentação. São eles: “Present”, “Download” e “Share”. O primeiro permite a exibição da apresentação em tela cheia. A segunda opção, “Download”, baixa o arquivo criado para o seu computador. Por fim, o item “Share” permite o compartilhamento dos slides com outros usuários.
Outro recurso muito interessante do 180slides é o fato de ele permitir a importação de apresentações presentes em seu computador. Para isso, basta clicar no botão “Import”, localizado no canto superior esquerdo da tela.
Ao lado do “Import”, o usuário encontra a opção “Save”, a qual torna possível salvar as apresentações nos servidores do próprio 180slides. Para utilizar esse recurso é preciso fazer um rápido cadastro no site. A vantagem disso é que você pode acessar a apresentação a partir de qualquer computador com conexão à internet.
SlideRocket
Antes de começar a utilizar o SlideRocket, o usuário deve realizar um pequeno cadastro no site do seu desenvolvedor. Para isso, na janela que abrir ao acessar o link do serviço, complete corretamente os campos obrigatórios com seu email, senha, nome completo, telefone e nome da empresa em que trabalha. Não se esqueça de marcar o plano “SlideRocket Lite”, à esquerda do formulário.
Pronto, agora você já pode começar a criação de uma apresentação. Para isso, clique no botão “New” e, na tela que aparecer, digite o nome para o arquivo e escolha um modelo para os slides.
O visual da interface do SlideRocket é um pouco diferente do que os usuários estão acostumados. A sequência de apresentação e os slides criados são exibidos na parte mais inferior da tela. À esquerda, é possível acessar os recursos do serviço e, à direita, as configurações da ferramenta escolhida.
Além disso, na parte superior da janela, ao lado do símbolo do serviço, o usuário conta com uma barra de menus, reunindo opções para compartilhamento, exibição da apresentação e outras ferramentas de configuração.
O SlideRocket também permite que o usuário envie arquivos de apresentação prontos à biblioteca da aplicação, basta clicar no botão “Import” presente na tela principal. O mais legal, no entanto, é que o serviço permite a colaboração entre usuários para criar os slides. Ou seja, você pode criar um projeto e outras pessoas também podem editá-lo.
A maneira mais fácil de fazer isso é clicando duas vezes sobre uma das apresentações presentes na sua biblioteca. Na tela que aparecer, escolha a opção “Collaborate”. Pronto, agora é só escolher quem terá acesso e poder de edição sobre o documento.
Outra característica interessante do SlideRocket é o fato de ele oferecer diversos plugins para o usuário inserir na apresentação. Com eles, é possível colocar atualizações da timeline do Twitter, definições de palavras e efeito de neve nos slides. Tudo para deixar palestras e seminários mais interessantes.
.....
Agora que você já conhece os dois serviços e sabe como usá-los, aproveite para criar apresentações profissionais e impressionar a audiência. Esperamos ter ajudado. Se você tem alguma sugestão de aplicativo parecido, aproveite o espaço abaixo para enviar.
Categorias