Serviços nativos presentes no Windows 10 como “Calculadora”, “Mapas”, “Loja” e “Notícias”, por exemplo, de fato se mostram úteis a tarefas cotidianas. Mas e se outros assistentes pessoais estiverem instalados em seu computador? Além de gerar redundância para a execução de ações, como durante a visualização de fotos ou reprodução de músicas, os recursos dispensáveis ocupam espaço no HD e podem, ainda, rodar em segundo plano – o que gera também o consumo de memória RAM.
Neste tutorial, você vai aprender a desinstalar os aplicativos que acompanham a mais recente versão do SO da Microsoft. Consulte todos os programas armazenados por sua máquina, verifique quais deles podem ser removidos e desafogue seu Windows 10 por meio de linhas de comandos simples.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Atenção: não desinstale programas ou extensões usados pelo sistema. Na dúvida, mantenha o aplicativo instalado. Deseja otimizar o desempenho de seu Windows 10? Saiba como desabilitar a execução do serviço em segundo plano aqui.
1 – Veja quais programas estão instalados
Clique sobre a caixa de pesquisas localizada junto do “Menu Iniciar” e digite o comando “PowerShell”, sem aspas. Aperte “Enter” e, em seguida, visualize todos os programas instalados em sua máquina através do código “Get-AppxPackage -User ‘nome do usuário’” – digite o comando sem aspas e, em “nome do usuário”, informe seu login. Se a conta de administrador estiver sendo usada, basta digitar “Get-AppxPackage” e pressionar “Enter” para que os apps instalados sejam exibidos.
2 – Desinstale o aplicativo desejado
Identifique o nome do aplicativo em “Name” e copie o endereço mostrado pela opção “PackageFullName”. Para desinstalar o programa, informe o comando “Remove-AppxPackage PackageFullName”, substituindo "PackageFullName" pela linha copiada referente ao nome do programa, e aperte “Enter”.
Por exemplo: para excluir a aplicação Candy Crush Saga, o seguinte comando teve de ser informado em nosso caso: “Remove-AppxPackage king.com.CandyCrushSaga_1.652.00_x86__kgqvnymyfvs32”, sem aspas.
A desinstalação de programas nativos do Windows 10, como “Calculadora” ou “Mapas”, pode ser feita da mesma forma. Antes de prosseguir, certifique-se, portanto, de ter uma alternativa ao serviço que deverá ser excluído já instalada em seu PC.
...
Quais aplicativos nativos do Windows 10 você usa? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias