O Windows Update pode ser uma verdadeira “panaceia” a usuários do mais popular SO da atualidade, é verdade. Porém, as atualizações instaladas pela ferramenta da Microsoft, por vezes, gera transtornos. Arquivos corrompidos, incompatibilidade entre drivers ou erros durante a execução do update são problemas comuns na vida de quem não deixa de manter sua máquina atualizada.
Agora, resolver contratempos por meio do próprio recurso de notificações do Windows é possível. Já sabemos como deletar atualizações baixadas via Windows Update. É hora, então, de aprender a criar um backup para proteção do sistema e ativar o acessório de diagnóstico do software. Saiba também como excluir o cache do Windows Update e fazer com que seu computador “rode liso” no dia a dia.
Nossos vídeos em destaque
Nota: os comandos listados por este artigo são destinados a usuários do Windows 10, mas os processos descritos são suportados também pelo Windows 7. Ainda não atualizou seu sistema? Clique aqui e saiba tudo sobre a mais nova versão do SO.
Crie um ponto de restauração
Uma das formas de evitar a perda de dados é criar um ponto de restauração, e fazer isso é simples. Digite o comando “Recuperação” na caixa de pesquisas do Windows 10. Em seguida, clique sobre a opção “Configurar Restauração do Sistema”.
)
Em “Propriedades do Sistema”, a janela para criação do marcados para o backup deve aparecer: clique sobre “Criar...” e digite um nome para que o ponto de recuperação possa ser identificado. Fácil, não?
)
Diagnóstico de problemas
O próprio Windows conta com um acessório capaz de realizar diagnósticos sobre eventuais problemas gerados a partir da instalação ou falta de atualizações. Digite “Solução de problemas” na caixa de pesquisas e, na aba aberta, clique em “Corrigir problemas com o Windows Update”.
)
Aperte o botão “Avançar” para iniciar o processo que pode garantir o download de atualização para seu computador. Nota: a autenticação de sua assinatura de administrador poderá ser requerida pela ferramenta de diagnóstico.
)
Apague registros de cache do Windows Update
Por fim, os registros de cache do Windows Update devem ser apagados – este procedimento pode, também, resolver eventuais erros apresentados pelo sistema que mantém sua máquina atualizada. Digite o comando services.msc na caixa de pesquisas e encontre a opção “Windows Update”. Dê um duplo clique sobre o link.
)
)
Na aba “Geral”, aperte “Parar”. Retorne à tela aberta pelo comando services.msc e encontre, agora, a opção “Serviço de transferência inteligente da tela de fundo”.
)
Feito isso, acesse o Windows Explorer e vá até a pasta “SoftwareDistribuition” – local deve se encontrar em “C:\Windows\SoftwareDistribution\Download” (copie o endereço entre aspas e o cole em seu explorador de arquivos).
)
Selecione todos os arquivos de cache exibidos pela pasta “Download” e delete todos eles.
Para finalizar o processo, digite outra vez o comando services.msc e, nos campos “Windows Update” e “Serviço de transferência inteligente da tela de fundo”, ative os serviços em “Iniciar”.
)
Qual é o seu antivírus gratuito favorito? Comente no Fórum do TecMundo
)
)
)
)
)
)
)