Nada pior do que ficar recebendo mensagens de serviços que você assinou há anos atrás e que agora só servem para entupir a sua caixa com emails que, muito provavelmente, só serão lidos em alguma ocasião especial. E geralmente, estes correios eletrônicos acabam atrapalhando, pois “empurram” mensagens importantes – que deveriam ser lidas – para o fundo da Caixa de Entrada, várias páginas atrás.
Pois o Hotmail dispõe de uma ferramenta para ajudar nestas situações: o “Limpar”. Ele é uma opção interessante para manter a sua página de correios eletrônicos organizada e conta com quatro opções básicas, todas elas apresentadas ali, na própria aba do serviço: “Mover tudo de...”, “Excluir tudo de...”, “Marcar esta pasta como lida” e “Esvaziar esta pasta”.
A seguir, vamos demonstrar como cada uma delas pode ser útil para você limpar – e organizar – a sua Caixa de Entrada.
O negócio é varrer a casa!
Primeiro, descreveremos a opção mais simples e direta de todas: “Esvaziar esta pasta”. Clicando nesta ferramenta, você consegue excluir absolutamente tudo o que estiver dentro da pasta, seja ela a Caixa de Entrada ou alguma outra que você criou.
Sempre use este serviço com cuidado, pois ele de fato exclui tudo o que estiver no local em questão, não discriminando absolutamente nada. Para prosseguir, confirme a escolha e espere, pois assim que ele terminar, o local ficará totalmente vazio.
Se você não deseja apagar tudo o que se encontra ali, mas sim apenas mensagens de determinado remetente, então você precisa de outra ferramenta, a “Excluir tudo de”. Nesta opção do “Limpar” você exclui somente estas pré-determinadas, deixando todo o resto ali, intacto. Para tanto, selecione as que deseja apagar e, em seguida, clique em “Excluir tudo de...” no menu do serviço.
Caso não queira nunca mais receber as mensagens destes endereços, basta marcar a opção “Bloquear mensagens futuras também” e tudo o que vier a partir deles, será automaticamente excluído.
A próxima ferramenta do “Limpar” é para aqueles que não querem excluir ou movimentar todas as mensagens, mas também, não curtem visualizar aquele número absurdo de correios eletrônicos não lidos na Caixa de Entrada.
Para dar uma solução bastante rápida, basta clicar na aba do “Limpar” e depois, na ferramenta “Marcar esta pasta como lida”. Você pode pensar “mas já existe uma ferramenta para marcar as mensagens como lidas”. Sim, isso é verdade, mas a diferença é que aqui você não precisa marcar os correios eletrônicos ou ficar escolhendo pacientemente, pois a ferramenta classifica todos como lidos, sem distinção nenhuma.
Não importa se são somente dois ou então centenas de emails, tudo fica como lido e você prega uma peça em sua consciência, afinal, não há mais mensagens não lidas em sua Caixa de Entrada, certo?
Criando pastas e movendo as mensagens
Se soluções drásticas como excluir tudo de uma vez não são do seu gosto, você pode usar o serviço para organizar as mensagens. Nem todos têm o costume de utilizar pastas no email, simplesmente por parecer uma tarefa um pouco confusa. Pois saiba que com o “Limpar”, coordenar este serviço com certeza fica mais fácil.
Para fazer isso, primeiro localize as mensagens deseja encaminhar e para quais pastas elas devem ir. Isso porque, antes de tudo, é necessário que você crie os caminhos de acordo com cada tipo de correio, para conseguir localizá-las depois. Por isso, faça pastas como “Piadas”, “Ofertas” ou “Sites de compras”, por exemplo, tudo de acordo com as suas necessidades.
Para cria-las, basta clicar no botão “Nova pasta” localizado no menu à esquerda da tela. Depois, digite o nome desejado e, em seguida, defina o posicionamento que ela receberá no menu de pastas. Para finalizar, clique em “Salvar”.
Com a pasta criada, selecione as mensagens e remetentes que devem ser encaminhados, e clique na aba “Limpar”, acessando a opção “Mover tudo de...”. Perceba que você pode escolher múltiplas mensagens a serem destinadas para o mesmo lugar.
Na janela de confirmação, verifique se são aqueles endereços que deseja enviar, selecione a pasta desejada e marque a opção “Mover futuras mensagens também”.
Feito isso, todos os correios eletrônicos enviados a partir destes remetentes que estavam em sua Caixa de Entrada, serão movidos para aquela pasta, bem como todas as mensagens futuras chegarão diretamente naquele local. Melhor assim, não?