Talvez você não se importe em alterar por conta própria a resolução e o tamanho do vídeo exibido pelo YouTube, porém essa tarefa pode ser automatizada, deixando você com a única função de assistir ao clipe sem se preocupar com mais nada. Com o script Resize YouTube Player, você consegue deixar o processo mencionado automático, bastando ter o Greasemonkey instalado.
Pré-requisitos
- Firefox instalado;
- Greasemonkey instalado;
- Google Chrome instalado (caso você o prefira);
- Acesse a página do Resize YouTube Player.
Faça você mesmo
Como fazer o Resize YouTube Player funcionar no Chrome é um pouco mais complexo, já que o navegador não conta com o Greasemonkey, vamos começar a explicação por ele. No penúltimo parágrafo, você encontra a descrição de como o processo funciona no Firefox.
Com a página do script aberta, clique em “Install” para baixar o script para o computador – ao fazer isso, aparece uma mensagem de erro, dizendo que não é possível instalar o complemento, mas isso é normal e o download foi realizado.
Acesse o menu de opções no navegador e abra Ferramentas > Extensões.
Com a pasta em que o script foi baixado visível, arraste o arquivo sobre a tela que exibe a listagem de extensões instaladas no Chrome.
Selecione “Adicionar” na janela aberta.
A extensão vai aparecer na lista do browser.
Feito isso, agora todo vídeo do YouTube é arrastado para a parte superior do Chrome, deixando o campo de pesquisa, comentários e vídeos relacionados abaixo do clipe. Além disso, ele é redimensionado automaticamente conforme você altera o tamanho da janela, podendo ficar grande...
Ou bem pequeno.
No caso de você usar o Firefox, clique em “Install” na página do script e selecione “Install” na janela aberta.
Vale lembrar também que, além de mudar o tamanho do vídeo, esta extensão também altera a sua qualidade, de forma que ela acompanhe a dimensão da janela; por exemplo: isso é útil quando você deixa a tela pequena, pois é irrelevante carregar o vídeo em HD nessa situação.