(Fonte da imagem: iStock)
A fim de melhorar a segurança de quem navega na internet utilizando computadores públicos, os browsers adicionaram um novo recurso em suas ferramentas. Trata-se da navegação anônima, a qual permite você acessar seus sites preferidos sem ter que se preocupar com rastros deixados na máquina que está sendo utilizada.
Embora a funcionalidade seja muito utilizada, poucas pessoas sabem como a navegação anônima realmente funciona. Por isso, o Tecmudo explica com mais detalhes como o modo privado dos browsers trabalha e quais são as suas principais limitações.
Como tudo funciona
Quando você abre um site da internet, o seu navegador armazena diversos arquivos no disco rígido com o intuito de agilizar o carregamento da página em acessos futuros. Além disso, todas as páginas visitadas são colocadas no histórico de navegação, e os dados digitados em formulários também acabam sendo salvos pelo programa.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Caso não sejam apagadas, todas as informações citadas acima podem ser acessadas e visualizadas por qualquer pessoa que utilize o computador. Mesmo que você não tenha nada a esconder, ter alguém bisbilhotando todos os seus passos na internet não deixa de ser uma violação à sua privacidade.
Para que as pessoas não tenham que perder tempo apagando históricos e arquivos temporários, limpando cache ou removendo o conteúdo capturado de formulários, os navegadores começaram a trazer a navegação anônima.
A ideia é permitir que você realize qualquer atividade na internet sem deixar qualquer rastro armazenado em seu computador. Para isso, o modo anônimo de navegação impede a gravação de qualquer informação recebida no navegador por meio da rede mundial de computadores.
Caso alguma página exija a gravação de dados, como cookies, o browser armazena apenas temporariamente as informações. Quando a janela do programa é encerrada, o conteúdo é eliminado por completo automaticamente.
(Fonte da imagem: iStock)
Cuidado com as limitações
Vale lembrar que a navegação privada impede a gravação de informações no seu browser, mas não detém outras aplicações instaladas no computador de monitorar o que você está fazendo. Keyloggers, spywares e outras aplicações do gênero continuam a funcionar normalmente, capturando todos os seus passos na internet.
Além disso, não há como apagar os traços de navegação deixados na própria internet, em servidores e roteadores. O objetivo do acesso anônimo ao conteúdo da internet é não expor suas atividades para as demais pessoas que utilizam a máquina, mas não é possível esconder o que aconteceu fora do PC.
Para ter total proteção e garantir que nenhuma informação pessoal será guardada em servidores ou roteadores, é possível utilizar uma aplicação chamada Tor. Todos os passos de sua utilização podem ser encontrados no tutorial “Tor: como navegar anonimamente na internet”. Clique e confira!