A sua internet é discada, DSL ou banda larga? Não é um problema não saber a diferença entre elas, porém você precisa conhecer o valor contratado de sua conexão. Dessa forma, ao realizar downloads, você consegue saber se a velocidade da transferência está realmente baixa ou se o arquivo é que é grande demais para ser baixado rapidamente.
Pré-requisitos
- Realize o Teste de Velocidade do Baixaki.
Faça você mesmo
Quando você abrir o Teste de Velocidade, basta clicar em “Iniciar” e esperar um pouco para visualizar o resultado.
Quando a avaliação terminar, você encontra os valores de download e de upload. Note que a “velocidade de download” é diferente da “taxa de transferência”: ou seja, embora você contrate determinada velocidade, ela nunca passará do valor dessa taxa (aproximadamente 1/8 dela). Por exemplo, uma conexão de 1 MB baixa arquivos a 128 KB/seg, já a de 6 MB baixa a 768 KB/seg.
Agora que você sabe qual a maior taxa de transferência que a sua conexão é capaz de atingir, você já pode ligar sem medo para a assistência técnica quando seus downloads começarem a demorar demais para terminar. Além disso, esse conhecimento permite que você calcule o tempo aproximado para um arquivo ser baixado; por exemplo, numa internet de 1 MB, você consegue baixar cerca de 38 MB em cinco minutos.
Contudo, lembre-se que sua velocidade download diminui drasticamente de acordo com a distância do servidor que você está acessando; por exemplo: baixar um arquivo hospedado na Rússia demora mais do que um armazenado na França (considerando o Brasil como ponto de referência).