Como todo software, os sistemas operacionais também estão sujeitos a falhas repentinas. A diferença é que, quando o problema está no SO, as chances de você perder os arquivos pessoais são maiores. É por isso que os sistemas possuem o recurso de recuperação, o qual tem como objetivo restaurar os arquivos corrompidos e fazer com que tudo volte a funcionar normalmente.
No Windows, há a recuperação automática do sistema caso algo não saia como o esperado, mas nem sempre ela funciona da forma como deveria. Por isso, criar um disco de segurança é importante. O Tecmundo já abordou esse assunto e mostrou todos os passos para criar uma mídia bootável para restaurar o Windows 7.
Nossos vídeos em destaque
Agora é a vez do Windows 8. Confira abaixo todos os passos necessários para criar uma mídia ou um pendrive de recuperação para o novo sistema operacional da Microsoft.
)
Você vai precisar de...
Para executar os passos descritos abaixo, você precisa ter em mãos uma mídia de CD ou DVD em branco ou um pendrive. Caso o computador que você queira arrumar não esteja iniciando, é possível criar o disco de recuperação a partir de outra máquina, desde que a versão do Windows 8 que ela esteja utilizando seja a mesma do seu PC (32 ou 64-bits).
O passo a passo
CD/DVD
1) Acesse a Charms Bar do Windows 8, posicionando o mouse no canto inferior direito da tela ou por meio do atalho “Tecla do Windows + C”.
2) Clique na opção “Control Panel”.
)
3) Na janela que abrir, selecione a opção “Large icons”, que pode ser encontrada em “View by”.
)
4) Agora, localize o item “Recovery” e o execute, clicando duas vezes sobre ele.
5) Na tela seguinte, selecione a opção “Advanced tools” e, em seguida, clique em “Create a recovery drive”.
)
6) O assistente de criação será mostrado na tela. Pressione o botão “Next” e aguarde alguns instantes.
7) O próximo passo é clicar na opção “Create a system repair disc with a CD or DVD instead”.
)
8) Insira a mídia em branco no drive de CD/DVD e selecione a unidade correspondente no campo “Drive” exibido na tela.
9) Para finalizar, clique em “Create disc” e aguarde até o processo de criação do disco ser finalizado. Uma mensagem é mostrada na tela quando a tarefa for concluída.
)
Agora que você já criou o disco de recuperação, já pode utilizá-lo para arrumar o computador. É só iniciar a máquina com a mídia dentro do drive correspondente e seguir os passos descritos pelo assistente do sistema operacional.
Pelo pendrive
O processo para criar um pendrive de recuperação é bem parecido com aquele utilizado para as mídias.
1) Acesse a Charms Bar do Windows 8, posicionando o mouse no canto inferior direito da tela ou por meio do atalho “Tecla do Windows + C”.
2) Clique na opção “Control Panel”.
)
3) Na janela que abrir, selecione a opção “Large icons”, que pode ser vista em “View by”.
4) Agora, localize o item “Recovery” e o execute, clicando duas vezes sobre ele.
5) Na tela seguinte, selecione a opção “Advanced tools”, clicando em “Create a recovery drive” logo em seguida.
6) O assistente de criação será mostrado. Com o pendrive conectado ao computador, pressione o botão “Next” e aguarde alguns instantes.
7) A próxima janela mostra uma lista com todos os dispositivos móveis conectados à máquina. Selecione o pendrive desejado e clique em “Next” para dar continuidade ao processo.
)
8) Um alerta é exibido na tela, avisando que todos os dados do pendrive serão apagados permanentemente. Caso tenha certeza que selecionou o dispositivo correto, pressione o botão “Create”.
9) Agora, é só esperar até que a criação do disco de recuperação seja finalizada. Ao final do processo, clique em “Finish” para encerrar a atividade e ejetar o pendrive da máquina a fim de utilizá-lo no PC com problema.
Como o pendrive criado é bootável, você não precisa se preocupar em configurar a BIOS para que a inicialização da máquina seja feita pelo dispositivo USB. É só conectar o periférico no computador e seguir os passos descritos pelo assistente da Microsoft.
.....
Mesmo que o Windows 8 esteja funcionando perfeitamente em seu computador, é sempre bom ter um disco de recuperação pronto. Assim, caso aconteça algum problema, você não precisa ficar preocupado e correr atrás das ferramentas necessárias, bastando inserir o CD ou DVD no drive e recuperar o sistema.
Para conhecer outras ferramentas de recuperação do computador, não deixe de acessar o artigo “O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar”. Dessa forma, você fica por dentro das soluções que podem ser utilizadas quando a sua máquina apresentar algum problema.
)
)
)
)
)
)