Recentemente, foi lançada uma ferramenta que fornece as estatísticas de uso do seu Gmail. Trata-se do Gmail Meter, um script criado por Romain Vialard que oferece a possibilidade de você acompanhar alguns dados referentes ao uso da sua conta do email da Google, inclusive com gráficos representativos.
Nas informações, você encontra, por exemplo, o número de mensagens importantes, quantos emails você enviou, quem foram os seus principais remetentes, entre outros dados. A ferramenta é acessada pelo Google Docs e, abaixo, preparamos um tutorial ensinando como acessá-la.
Estatísticas do seu email
Primeiro acesse o Google Docs. Em seguida, clique em “Criar” e escolha a alternativa “Planilha”.
Na planilha aberta, acesse o menu “Ferramentas” e entre na opção “Script gallery”.
Veja que há um campo de busca. Nele, digite “Gmail Meter” (sem as aspas) e clique em “Pesquisar”.
Em seguida, aguarde os resultados da pesquisa e localize a alternativa “Gmail Meter”. Agora, selecione “Install”. Veja que uma série de permissões será solicitada e que é necessário confirmá-las para prosseguir com a instalação.
Depois de concluído o processo de instalação, uma nova alternativa aparece na planilha criada, chamada “Gmail Meter”. Clique nela e escolha “Get a Report”.
Em seguida, você pode escolher um relatório mensal ou com data personalizada. A primeira alternativa faz com que um documento seja enviado no primeiro dia de cada mês para a sua conta de email, com as estatísticas apresentadas pelo serviço. Para essa alternativa, selecione ao opção “Get it”, abaixo de “Monthly report”.
Se você quiser um relatório com um intervalo de datas personalizado, clique no “Get it” presente na alternativa “Custom report”.
Então, é necessário inserir o intervalo de tempo desejado.
Independente da alternativa escolhida, ela dá inicio ao processo de montagem do seu relatório. Tão logo ele esteja pronto, será enviada uma notificação para o seu email. Isso pode demorar algum tempo, pois a demanda pelo serviço foi maior do que o esperado em um primeiro momento.
Agora, você pode saber, de maneira simples, as estatísticas de volume referentes ao uso do seu Gmail.