Com a popularização dos aparelhos celulares e o surgimento de novos sistemas operacionais, não é de se estranhar que alguns formatos de áudio e vídeo ficaram mais conhecidos dos usuários. A extensão MP4, por exemplo, passou a ser mais notada depois que Apple adotou o codec na quinta geração do iPod.
O problema de tantos formatos diferentes é conseguir assistir no celular aos vídeos baixados para o HD. Para tornar o processo mais simples, criamos este tutorial completo, ensinando o usuário a converter seus arquivos para os formatos utilizados nos diversos modelos e marcas de aparelhos portáteis.
Pré-requisitos
Os passos desse tutorial foram criados com base no conversor de arquivos FormatFactory. A escolha do aplicativo se deve ao fato de ele suportar uma grande variedade de formatos de entrada e saída, o que torna a ferramenta própria para a maioria dos usuários. Clique no botão abaixo para baixar o programa.
Além do FormatFactory, existem outras aplicações para conversão de vídeo muito bem conceituadas entre os usuários. Confira a seguir uma lista com diversas alternativas de aplicativos para transformar seus arquivos multimídia, a fim de que possam ser reproduzidos em diversos aparelhos.
- Any Video Converter
- MediaCoder 2011
- Digital Video Converter
- Quick Media Converter
- Free 3GP Video Converter
Mãos à obra
Do computador
Com o FormatFactory, é possível converter apenas arquivos que já tenham sido baixados para o disco rígido do seu computador. Para dar inicio ao processo, escolha na coluna mais à esquerda da interface a opção “Todos para Dispositivos Móveis”, normalmente exibida por primeiro.
Uma nova janela será mostrada, a qual permite que o usuário escolha o dispositivo no qual você deseja visualizar o arquivo a ser convertido. Nokia, Philips, Sony, Apple, Motorola e SonyEricsson são alguns dos fabricantes que podem ser encontrados na lista.
Cada uma das opções traz um “+” ao lado, o qual permite que o usuário acesse diferentes modelos de aparelhos e outros formatos de arquivo. Ao selecionar um fabricante, as opções presentes na parte mais à direita da tela são alteradas, a fim de se encaixar nas especificações apropriadas para a extensão desejada.
Depois de escolher a opção correta, clique em “Ok” e aguarde alguns instantes. Outra janela será exibida, na qual você pode escolher os arquivos que deseja converter. É possível inserir cada vídeo individualmente, clicando em “Adicionar Arquivo”, ou selecionar pastas inteiras com o conteúdo a ser convertido, escolhendo a opção “Adicionar Pasta”.
Para escolher o diretório no qual os arquivos de saída serão gravados, clique no botão “Browser”, presente no final da tela. Com todos os vídeos adicionados e configurados, clique em “OK” para prosseguir.
De volta à tela inicial do programa, verifique se todos os arquivos selecionados estão presentes na lista exibida. Agora é só clicar no botão “Iniciar”, localizado na barra de ferramentas do FormatFactory, e aguardar até que a conversão seja finalizada.
Do YouTube
Também é possível converter vídeos para as extensões suportadas pelos celulares diretamente de portais como o YouTube. Alguns serviços como o Converta funcionam diretamente no navegador; o usuário só precisa copiar o link do conteúdo desejado e escolher o formato com o qual o vídeo deverá ser salvo.
Embora seja uma boa alternativa, o serviço pode apresentar picos de lentidão, levando muito mais tempo para baixar o arquivo desejado. Nesses casos, o uso de aplicativos similares pode ser uma boa saída.
O Baixaki possui uma lista enorme de ferramentas para fazer o download de portais de vídeo. Os mais conhecidos são o aTube Catcher e o VDownloader; ambos permitem que o usuário escolha o formato do arquivo de saída. Dessa forma, você já faz o download do vídeo já com o formato certo para assisti-lo no celular.