O gerenciador de tarefas do Windows 10 agora traz detalhes sobre o uso de rede por parte dos aplicativos nativos do sistema ou baixados via Windows Store. É possível, também, obter um relatório detalhado quanto ao consumo de internet por serviços como Google Chrome ou Spotify, por exemplo, através das configurações do PC.
Neste tutorial, você vai aprender a verificar o consumo atual de rede por parte dos apps que acompanham o Windows 10 e também a consultar a média de uso de dados com base em todos os serviços instalados. A partir desses relatórios, o gerenciamento da sua conexão poderá ser feito – será possível, assim, encerrar aplicações e desafogar o tráfego quando vários aparelhos estiverem ligados a uma mesma rede.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Consumo de dados por apps nativos
O relatório sobre o uso atual de dados pelos aplicativos que acompanham o Windows 10 pode ser consultado a partir do Gerenciador de Tarefas. Aperte “Shift + Ctrl + Esc” para abrir a janela ou digite “Gerenciador de Tarefas” na caixa de buscas do Windows.
Apenas dados acerca dos apps nativos ou baixados via Windows Store são exibidos pelo gerenciador.
Em seguida, abra a aba “Histórico de aplicativos” e voilà: o consumo de dados pelos serviços da Microsoft poderá ser visualizado em “Rede”.
Consumo médio de banda por todos os apps
Atenção: a média sobre o consumo de rede por todos os programas é feita com base nos últimos 30 dias.
Acesse as configurações do sistema e clique em “Rede e internet”. Depois, abra a opção “Uso de dados” e clique sobre “Detalhes de uso” para visualizar a quantidade de banda usada por cada um dos seus aplicativos.
Acesse as configurações de seu Windows 10 também através do app Cortana.
Um relatório com base nos últimos 30 dias será exibido.
Acesse a opção "Detalhes de uso" para saber quanta banda seu navegador consome, em média.
Durante o mês, o Chrome consumiu, sozinho, 24,3 GB em nosso caso.
Em nosso caso, um desktop conectado via Ethernet foi usado – o relatório, portanto, levou em conta somente os dados enviados através do cabo. Se você estiver usando um notebook, informações sobre a conexão feita por meio do WiFi serão também mostradas.
- Descubra quantos aparelhos estão conectados à sua rede aqui.
- Saiba como desativar o envio automático de updates a outros PC nesta página.
Categorias