No começo deste mês, a Yahoo anunciou a compra da rede social Tumblr, sendo que foi necessário investir US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 2,2 bilhões) para que isso pudesse acontecer. O valor gasto chama a atenção por conta da alta quantia, além de ser o primeiro grande investimento da companhia desde o sistema de buscas Overture.
Apesar disso, a CEO da Yahoo, Marissa Mayer, já deixou claro que o criador do site vai continuar liderando a equipe do Tumblr e desenvolvendo a plataforma utilizada — ou seja, David Karp vai continuar com o seu cargo. Mayer também afirmou que a “divisão” da rede social vai continuar com as mesmas diretrizes e motivações introduzidas por Karp.
Contudo, o que você sabe sobre David Karp? Além de ele ser a “cabeça” por trás do Tumblr, outro ponto que chama atenção é a sua irreverência. Um dos fatos que exemplifica essa alegação é a afirmação do jovem executivo de que ele não pretendia vender o seu site e que a sua empresa cresceria naturalmente — o que não aconteceu.
Um pouco de biografia
(Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)
O criador do Tumblr tem apenas 26 anos e nasceu no dia 6 de julho do ano de 1986, em Nova York. Já aos 11 anos, ele começou a se interessar por programação e começou a estudar HTML por conta própria — o que rendeu bons frutos, tanto que, em pouco tempo, ele já estava criando sites para empresas pequenas.
Como o rapaz já tinha conhecimento sobre programação e tecnologia em geral, ele começou a estudar na Bronx Science e pretendia entrar para o MIT. No entanto, quando Karp fez 15 anos, ele recebeu autorização dos seus pais para terminar os estudos em casa e sair definitivamente do colégio.
Logo depois de encerrar a escola, David decidiu fazer um intercâmbio para o Japão, época em que ele melhorou os seus conhecimentos sobre programação. Aos 21, ele voltou para os Estados Unidos e trabalhou em algumas empresas relacionadas à tecnologia, como a UrbanBaby e a CNET.
No ano de 2007, Karp lançou o Tumblr pelo nome Davidville — que também abrigava uma empresa de consultaria em Tecnologia da Informação. Duas semanas depois, a rede social já contava com 75 mil adeptos, de modo que David mudou seu nome e começou a trabalhar somente com ela, fechando seus outros negócios.
O que esperar da compra
Agora, David Karp vai trabalhar com a Yahoo de forma independente, sendo que a empresa compradora prometeu não “estragar” a plataforma. Ao invés disso, o objetivo é fazer com que o site melhore e funcione de maneira cada vez mais rápida, sendo que a tecnologia para isso vai ser cedida pela multinacional norte-americana.
Em troca, o Tumblr vai aumentar em até 50% o tráfego de pessoas dentro do Yahoo. Isso vai ser feito de maneira bem simples, já que a plataforma conta com 300 milhões de visitantes únicos por mês e chega a registrar 120 mil novos adeptos por dia. Dessa maneira, o negócio tem tudo para dar certo, não é?
Fontes
Categorias