Trem-bala entre São Paulo e Rio terá passagem por R$ 500 e viagem durando menos de 2 horas

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O aguardado trem-bala ligando as cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) deve finalmente sair do papel e entrar em operação a partir de 2032, com a passagem custando R$ 500 por trecho. As informações foram divulgadas pela Exame nesta quinta-feira (27).

Em entrevista à publicação, o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, revelou detalhes do projeto que pretende reduzir bastante o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do Brasil. A iniciativa tem orçamento estimado em R$ 60 bilhões para a construção das linhas e terminais, compra de trens e sistemas operacionais.

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A viagem de trem entre Rio e São Paulo pode se tornar realidade na próxima década. (Imagem: Getty Images)

Discutido há décadas, o projeto do trem-bala entre São Paulo e Rio voltou a ganhar força depois que a TAV firmou contrato com o governo federal em 2023 para explorar o serviço durante 99 anos. No modelo adotado, não foi necessário o processo de licitação, com a empresa recebendo autorização para operar o trem de alta velocidade.

Conforme Figueiredo, a companhia está em negociação com fundos de investimentos árabes, empresas espanholas e chinesas para captar a quantia necessária para toda a operação. O negócio também pode incluir a exploração imobiliária nas áreas próximas às estações, que geraria uma receita adicional superior a R$ 27 bilhões.

Quanto tempo vai durar a viagem?

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Os passageiros vão ficar menos de 2 horas no trem. (Imagem: Getty Images)

De acordo com o executivo, a viagem de trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro vai durar 105 minutos, aproximadamente, com o modelo de alta velocidade se deslocando a até 320 km/h. Serão 417 km de trilhos, no total, ligando as áreas centrais das duas metrópoles.

O tempo que será gasto pelo trem, de cerca de 1 hora e 45 minutos, é consideravelmente menor do que o da viagem feita de ônibus. Atualmente, o deslocamento neste tipo de veículo dura de 5 horas e 45 minutos a 6 horas e 30 minutos, dependendo do horário de embarque e da rota escolhida.

Com esse desempenho estimado pelo operador, a modalidade será quase tão rápida quanto as viagens de avião, que costumam durar pouco mais de 1 hora, em média. Assim, o trem-bala pode surgir como uma alternativa viável para quem está constantemente na ponte aérea Rio-São Paulo.

Ainda não há informações sobre quais tipos de trens serão utilizados nem a respeito de eventuais confortos, benefícios e serviços disponíveis para os passageiros. Também não foram divulgados detalhes relacionados aos horários das linhas.

Trem-bala terá quatro estações

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O projeto pode aproveitar estruturas já construídas. (Imagem: Getty Images)

Além das estações principais, que a TAV Brasil deseja instalar nas áreas centrais das duas capitais, havendo a possibilidade de aproveitar estruturas existentes, o trem-bala Rio-SP terá outras duas estações. Uma delas ficará em Volta Redonda (RJ) e a outra funcionará em São José dos Campos (SP).

Como explicou Figueiredo, quem fizer o trajeto completo pagará R$ 500 pelo trecho — se você sair do Rio, for a São Paulo e retornar à Cidade Maravilhosa gastará um total de R$ 1.000 usando o serviço. Já a viagem partindo das capitais, tendo como destino uma das estações intermediárias, custará R$ 250 o trecho ou R$ 500 ida e volta.

Inspirado em iniciativas semelhantes na Coreia do Sul e na China, o projeto do trem de alta velocidade ligando São Paulo ao Rio de Janeiro já foi apresentado ao Ministério dos Transportes e está em análise. Segundo o cronograma da empresa, os estudos técnicos devem acontecer até o final de 2026.

Se tudo for aprovado e o cronograma seguir como o planejado, as primeiras obras devem ser feitas a partir de 2027, com a operação da linha começando em 2032.

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